Acordo pode adiar novamente definição sobre regras para criação de municípios



VEJA MAIS

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) informou que está sendo costurado um acordo para que o veto integral ao projeto com regras para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios seja examinado só em abril (PLS 98/2002). Ele mesmo, autor do texto vetado, pode apresentar uma nova proposta que concilie demandas do governo e dos parlamentares.

- Estou empenhado para que a gente chegue a um bom acordo, mas um bom acordo para ambas as partes. Precisamos chegar a um termo em que não haja vencedor nem vencidos. O que importa para o Brasil é uma legislação que tenha marcos regulatórios firmes.

Se o entendimento se confirmar, o novo projeto seria votado em regime de urgência no Senado e na Câmara dos Deputados. No entanto, Mozarildo admite que ainda há entraves, como o número mínimo de habitantes em possíveis novos municípios.

De acordo com Mozarildo, o Executivo quer que uma nova cidade só possa ser criada se tiver um número mínimo de habitantes. Na Região Norte, por exemplo, seriam 5 mil pessoas. Mozarildo acha mais adequado que o limite seja um percentual relacionado à população de cada região.

- Por mais que a Região Norte duplique a população, vai ficar em 5 mil habitantes. Nós queremos que esse limite seja medido de acordo com o percentual de habitantes da região.

Um acordo pode levar ao adiamento da sessão do Congresso Nacional marcada para as 19h desta terça (18). O líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira (SP), critica essa possibilidade. Ele lembrou que no mês passado não houve sessão para o exame de vetos, justamente por falta de entendimento quanto ao projeto que trata da criação de municípios.

- Esse veto deveria ter sido votado há três semanas e só agora, na hora da votação, o governo diz que tem um projeto novo. Essa é a técnica do governo Dilma. Quer adiar a votação? Vamos adiar. O problema é que vão se acumulando os vetos. Daqui a pouco já estamos outra vez com 3 mil vetos para serem votados - disse Aloysio, referindo-se ao número acumulado antes da adoção das novas regras para a análise de vetos, no ano passado.



18/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acordo leva a adiamento de votação de novas regras para criação de municípios

Governo confia em acordo para manutenção do veto a regras para criação de municípios

CCJ pode votar novas regras para a criação de municípios e suspensão de sigilo bancário e fiscal

Líder do PMDB aposta em consenso sobre regras para criação de municípios

Decisão sobre regras para criação de municípios começará pelo Senado

Definição de novas regras para atualização da dívida dos estados pode ser adiada