Acordo vai permitir votação de projeto que cria ZPEs, com edição de MP para corrigir pontos de conflito
Governo e oposição chegaram a um acordo para votar o projeto que cria as chamadas Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs). O ajuste foi celebrado em reunião entre o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o presidente do Senado, Renan Calheiros, e os líderes partidários nesta terça-feira (12). A proposta deverá ser votada sem modificações, mas deverá ter alguns itens vetados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
- O caminho é vetar todos os dispositivos sobre os quais não haja acordo quando a lei for aprovada e o governo editar uma medida provisória fazendo as correções indispensáveis para que as ZPEs possam gerar exportação, mas não prejudiquem a produção nacional, as empresas que produzem e geram emprego no Brasil - explicou o senador Aloizio Mercadante (PT-SP).
De acordo com as previsões do senador, o projeto (PLS 146/96) deve entrar em pauta na próxima semana, o que também foi corroborado pelo senador José Agripino (DEM-RN). A proposição esteve na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) desta terça-feira (12), mas não foi votada por divergências entre o relator da matéria, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Mercadante. Pontos como o conceito de incentivo fiscal às ZPEs, que devem ser beneficiadas por suspensão tributária, e não isenção, como consta no texto atual; a compatibilização com outros programas e incentivos já existentes; e a possibilidade de inserção de 20% da produção das ZPEs no mercado interno, com uma tributação diferenciada, deverão ser solucionados.
- Poderá haver a introjeção de 20% da produção, desde que a Zona de Produção pague todos os tributos que a produção interna também paga, de modo que não haja concorrência desleal. Também será feita a compatibilização com os demais programas e benefícios que existem, como a lei de informática - explicou o ministro.
Mantega detalhou ainda que haverá a criação de uma comissão constituída por membros do Legislativo e do Executivo para julgar a oportunidade de implantação das ZPEs em determinados locais, já que elas devem estimular as regiões menos desenvolvidas.
- Não foi estabelecida uma quantidade de zonas a serem criadas, mas a criação se dará pelas condições existentes, como aeroporto, porto, infra-estrutura, aí se permite a construção - acrescentou o ministro.
A proposição, originária do Senado, já foi aprovada na Câmara dos Deputados e voltou à esta Casa por ter recebido emendas. Após aprovada, ela segue para sanção presidencial.
12/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE adia para o dia 11 votação do projeto das ZPEs
Representantes das áreas de cultura e esporte fazem acordo para votação de projeto que cria incentivos para o esporte
Flexa Ribeiro comemora aprovação de projeto que cria ZPEs na CAE
João Ribeiro aplaude aprovação, na CAE, de projeto que cria ZPEs
Plenário pode votar na terça-feira emendas ao projeto que cria as ZPES
Projeto que estimula ZPEs pode ter votação concluída na CAE