Adelmir Santana diz que entidades locais são contra intervenção no DF
O senador Adelmir Santana (DEM-DF) afirmou que vários setores da sociedade civil de Brasília estão se posicionando contrariamente à intervenção da União no Distrito Federal, pedida ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos. Ele elogiou a decisão do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), de também ter se posicionado de modo contrário à intervenção.
Em pronunciamento nesta sexta-feira (26), Adelmir Santana relatou que, em reunião ocorrida no dia anterior no Conselho Regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com a participação de trabalhadores, empresários, sindicatos e parlamentares, foi aprovado um manifesto contrário à intervenção. Disse que observou o mesmo repúdio em reunião na manhã desta sexta-feira, com dirigentes das federações do comércio, indústria, agricultura e transportes, além do Clube de Diretores Lojistas e de diversos sindicatos.
Adelmir Santana lembrou ter se posicionado contrário à intervenção "desde o primeiro momento". O parlamentar entende que o debate sobre a intervenção federal em Brasília "é oportuno e precipitado", uma vez que as instituições estão funcionando e a autonomia política do DF "foi duramente conquistada pelo povo".
Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que a intervenção, se vier, será lamentável e representará a falência da política, mas não da democracia, porque será feito o que está previsto na Constituição.
26/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Adelmir Santana reitera postura contrária à intervenção no DF
Intervenção seria golpe à autonomia do DF, diz Adelmir Santana
Setor produtivo é contrário à intervenção no DF, diz Adelmir Santana
Adelmir Santana diz que intervenção no DF seria 'medida drástica'
Adelmir Santana se manifesta contrário à intervenção no Distrito Federal
Adelmir reafirma ser contra intervenção em Brasília