Adelmir Santana: país sentirá impacto da crise financeira no começo de 2009



O senador Adelmir Santana (DEM-DF) afirmou nesta quinta-feira (2) que os impactos da crise financeira internacional sobre a economia brasileira devem aparecer no primeiro trimestre de 2009. Ele destacou que "o próprio governo começa a admitir que não ficaremos fora dessa crise". O senador fez essas declarações em entrevista concedida à Rádio Senado.

Segundo o parlamentar, a disponibilidade de crédito vai se reduzir, tornando-o mais caro, não apenas no exterior, mas também no país, apesar das medidas anunciadas pelo governo federal para aumentar sua oferta. Ele disse que isso ocorrerá porque "o crédito internacional também se faz presente no Brasil, por meio de captações realizadas pelo próprio sistema bancário nacional, que a partir daí faz repasses para empresas e pessoas físicas".

- Com o crédito escasso, os impactos sobre a economia real serão inevitáveis. Haverá menos consumo, menos produção e, portanto, um crescimento menor que o desejado já no primeiro trimestre do próximo ano - prevê.

Apesar dessas considerações, Adelmir Santana não está pessimista em relação às vendas do final de ano no mercado doméstico. Para ele, "essa questão está assegurada, porque no comércio os efeitos demoram a chegar".

- Os estoques estão feitos e a população está motivada para as compras - disse o senador, ressalvando que "os comerciantes, porém, estão apreensivos com a formação de estoques futuros, porque não se sabe como o consumidor vai se comportar em 2009".



02/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Impactos negativos da crise financeira já atingem o Brasil, avalia Adelmir Santana

Tuma: Banco Central precisa agir para diminuir impacto da crise financeira no país

Adelmir Santana afirma que a crise não será longa para o Brasil

Setor industrial absorve impacto maior da crise financeira mundial

Adelmir Santana destaca papel da iniciativa privada no desenvolvimento do país

Adelmir Santana aponta Distrito Federal como exemplo para o país