Adelmir Santana saúda comerciantes brasileiros em discurso no Plenário



A passagem do Dia do Comerciante, comemorado nesta quarta-feira (16), foi saudada da tribuna do Plenário pelo senador Adelmir Santana (DEM-DF). Em seu discurso, o parlamentar lembrou o "papel milenar" desempenhado pelos comerciantes, responsáveis pelas trocas que fazem com que a produção agrícola e a industrial "se transformem em recursos, em riqueza para a população".

- Essa é uma atividade que merece registro de todos nós nesta Casa, pela importância que tem no contexto da economia nacional. Não há qualquer rincão nesse país onde haja uma aglomeração de população que não tenha a figura de um comerciante. De nada adiantaria termos a produção agrícola ou industrial sem termos o entrelaçamento realizado por um comerciante - observou ele.

Adelmir Santana destacou a importância das entidades organizativas do setor, como as associações comerciais dos municípios e dos estados, voltadas ao fortalecimento das atividades comerciais. Destacou ainda o papel exercido pela Confederação Nacional de Comércio e Serviço, "que representa os comerciantes em toda a sua universalidade", por meio dos sindicatos e federações.

O senador lembrou também dificuldades enfrentadas pelo comércio, devido à alta carga tributária, a burocracia do Estado e as "exigências sobre os que estão formalmente estabelecidos".

- Os comerciantes na verdade funcionam como pequenas coletorias, encarregadas de arrecadar os recursos de todos os entes federativos - observou ele.

Adelmir Santana também destacou o crescimento do comércio varejista no Brasil. Ao se referir à apresentação feita na terça-feira (15) pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o senador informou que o varejo apresenta crescimento sucessivo nos últimos 52 trimestres.

- Os números demonstram a pujança da atividade do comércio no Brasil. Mesmo com indicadores de aumento de inflação, as atividades do varejo vêm apresentando crescimento - afirmou ele, ao destacar a contribuição do comércio para o desenvolvimento do país e saudar os comerciantes brasileiros.

16/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adelmir Santana saúda os 50 anos de Taguatinga (DF)

Adelmir Santana diz que reforma política pode levar brasileiros a acreditarem nos políticos

Adelmir Santana faz apelo por voto consciente

Adelmir Santana cobra melhorias na saúde do DF

Adelmir Santana: decisão de justiça não se discute

Adelmir Santana é eleito vice-presidente da CDR