ADEMIR ANDRADE DENUNCIA FUGA DE PISTOLEIRO QUE ASSASSINOU LÍDER RURAL



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) registrou, com indignação, carta recebida pela Comissão Pastoral da Terra de Marabá e Xinguara, no Pará, denunciando a fuga, no último dia 14, do pistoleiro, José Serafim Sales, conhecido como "Barrerito", responsável pelo assassinato do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Maria, Expedito Ribeiro de Souza. Ele comunicou também que o mandante do crime, o fazendeiro Jerônimo Alves do Amorim, foragido desde 1994, mas recapturado em novembro do ano passado, encontra-se "estranhamente" em um centro de recuperação, "local pouco seguro". Ademir pediu providências ao ministro da Justiça, José Carlos Dias, e ao governador do estado, Almir Gabriel, para que "se esforcem na recaptura" de "Barrerito" e recolham os dois criminosos a uma prisão de segurança máxima.
Segundo o senador, "Barrerito", condenado a 25 anos de prisão, também é acusado de mais dois homicídios. Ele estava preso na penitenciária do estado, "mas de forma inexplicável", disse Ademir, foi transferido par a penitenciária de Marabá, onde a segurança é muito menor, de onde fugiu.
Ademir atribuiu os crimes à luta pela terra no estado, acentuando que os motivos têm duas origens: a inexistência de uma reforma agrária justa, que puna o latifúndio improdutivo e assente os trabalhadores rurais de forma digna para produzir e comercializar os produtos; e a impunidade, "causada pela ausência de um governo", e que resulta nos conflitos "resolvidos na força".
- A crescente organização dos trabalhadores rurais e as pressões de organismos internacionais, sobretudo aquelas relacionadas aos direitos humanos, têm reivindicado ações governamentais que venham a punir os responsáveis por assassinatos e pela violência no campo. Ainda são raras as condenações e punições por esses crimes - enfatizou Ademir Andrade.

24/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ademir Andrade denuncia surto de dengue em Tucuruí

ADEMIR ANDRADE DENUNCIA FRAUDE EM ELEIÇÕES NO PARÁ

ADEMIR ANDRADE DENUNCIA SITUAÇÃO DE MISÉRIA DA FUNAI

ADEMIR ANDRADE DENUNCIA CAOS EM ESTRADAS FEDERAIS NO PARÁ

ADEMIR ANDRADE DENUNCIA DESTRUIÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS

ADEMIR ANDRADE DENUNCIA QUE GOVERNO SEGURA ORÇAMENTO "PARA BARGANHAR"