Ademir Andrade quer suspensão da transferência para o estado da Companhia Docas do Pará



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) manifestou-se contrário à conclusão do processo de estadualização da Companhia Docas do Pará (CDP), pelo menos por enquanto. Segundo o senador, a decisão final sobre a transferência da administração da empresa da esfera federal para a estadual só deve ser tomada após um debate maior do assunto com a sociedade.

Na opinião de Ademir, não há motivo para uma avaliação apressada da questão. A Docas do Pará é uma empresa enxuta, que tem um faturamento anual de R$ 35 milhões, segundo o parlamentar. Além disso, como o governo Fernando Henrique está no fim, seria melhor aprofundar a discussão em relação à estadualização da companhia e deixar que a equipe do próximo presidente decida sobre o processo, disse o senador.

Ademir disse que outras experiências de transferência de administração de empresas para o nível estadual têm deixado dúvidas sobre se esse caminho é o melhor a ser seguido. O senador afirmou que o porto de Itajaí, em Santa Catarina, por exemplo, seguiu esse modelo e está com dificuldades para captar recursos junto ao BNDES por causa de problemas com a máquina e a burocracia estaduais.

Ainda conforme o parlamentar, assuntos portuários não devem ser tratados apenas do ponto de vista econômico. Ele ressaltou que cerca de 2 mil pais de família serão atingidos por uma mudança no sistema de administração da Companhia Docas do Pará porque estão envolvidos no seu processo de produção, de forma direta, avulsa ou terceirizada. Ademais, outros segmentos populacionais paraenses que vivem em torno dos oito portos controlados pela empresa também seriam afetados.

Outro ponto que deve ser levado em consideração, destacou Ademir, é o possível fechamento do Porto de Belém por causa da melhor estrutura do Porto de Barcarena, localizado a 30 quilômetros da capital paraense. Ambos são administrados pela Docas do Pará e, por isso, os trabalhadores da região estão preocupados com as perdas trabalhistas que podem ter com a estadualização da empresa.



12/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


ADEMIR ANDRADE PROTESTA CONTRA SUSPENSÃO DE PROGRAMA DE COMBATE À FOME

ADEMIR ANDRADE DISCORDA DE DEMISSÕES NO BANCO DO ESTADO DO PARÁ

Ademir Andrade quer mudar critérios para concessão de financiamentos pelo BNDES

Companhia Docas de São Sebastião tem nova diretoria

Ademir Andrade quer que Congresso aprecie acordos com o FMI

ADEMIR ANDRADE QUER DEBATER SITUAÇÃO DO MUSEU GOELDI NA CAS