ADEMIR COBRA INFORMAÇÕES PEDIDAS A JUNGMANN E JOSÉ CARLOS DIAS



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) solicitou à Mesa do Senado as devidas providências para que ele receba informações requeridas em maio de 1999 ao ministro extraordinário de Política Fundiária, Raul Jungmann, e ao ministro da Justiça, José Carlos Dias. Pela Constituição, lembrou, as autoridades devem prestar as informações solicitadas por parlamentares no prazo de até 30 dias. Na presidência dos trabalhos, o senador Antonio Carlos Magalhães assegurou que a Mesa do Senado encaminhará a cobrança de Ademir às autoridades.
A Jungmann, Ademir pediu informações sobre as providências tomadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) quanto à apropriação, por Cecílio do Rego Almeida, de 4,7 milhões de hectares de terra no Pará. A área foi apropriada indevidamente pela empresa Incensil, "que estaria fazendo o papel de laranja" de Cecílio do Rego Almeida, conforme o Instituto de Terras do Pará (ITP). Ainda segundo o ITP, acrescentou o senador, a superfície total apropriada na verdade alcançaria 6 milhões de hectares.
As informações solicitadas ao ministro da Justiça José Carlos Dias basearam-se em denúncias publicadas pela revista Veja, segundo a qual vários crimes estariam sendo cometidos em grande extensão territorial adquirida por Cecílio do Rego Almeida. Ademir quer saber se o ministério efetuou as devidas investigações sobre as denúncias de assassinatos, ocultação de cadáveres, trabalho escravo e formação de quadrilha, feitas pelo vereador Eduardo Modesto, de Altamira. O senador também quer saber se a revista Veja estava correta ao afirmar que as investigações estavam atrasadas por falta de verba para garantir o deslocamento da Polícia Federal à região.

03/02/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio cobra informações pedidas à Mesa

Alvaro Dias cobra do governo informações sobre cartões corporativos

Jungmann insiste: informações sobre a investigação do dossiê estão sendo sonegadas

José Jorge ataca Raul Jungmann

Gabeira e Jungmann vão tentar prorrogar trabalhos da CPI por mais 30 dias

ADEMIR PEDE INFORMAÇÕES SOBRE RESOLUÇÃO DO BC