ADEMIR COBRA PROMESSA DE REAJUSTE MAIOR PARA SALÁRIO MÍNIMO



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) cobrou do governo a promessa de dar um aumento maior ao salário mínimo em 2001. Segundo ele, o governo acaba de demonstrar, com a proposta de orçamento para o ano que vem, a intenção de não cumprir a promessa. "Nem mesmo o acordo que fez com sua bancada de apoio, em maio último, o governo pretende honrar", criticou o senador paraense.
"A proposta de orçamento entregue ao Congresso Nacional ontem, dia 31 de agosto, prevê um aumento para o salário mínimo de apenas 5,5%, quando a estimativa de inflação para este ano, feita pelo próprio governo, é de 6% a 8%", disse Ademir, que acrescentou: "Ou seja, na proposta do Executivo, o salário mínimo terá reajuste inferior à inflação, ao contrário do acordado anteriormente", afirmou Ademir Andrade.
Para o senador, o governo pretende "nivelar por baixo" e negociar o novo aumento com o Congresso começando de um patamar abaixo de zero. Ademir lembrou que no caso do funcionalismo público, a situação é ainda mais grave, pois não há previsão alguma na proposta orçamentária de reajuste linear para a categoria. "Se prevalecer essa posição, serão sete anos sem aumento; é na verdade levar à indigência os trabalhadores do serviço público. É preciso que se denuncie o caráter anti-social desse governo", ressaltou.
- A insensibilidade desse governo com os trabalhadores e som os aposentados é patente. Isso tem-se repetido ano a ano desde o início do primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso. Com a previsão de reajuste de apenas 5,5% para os salários, os aposentados ficarão condenados a um reajuste inferior à inflação. Os medicamentos, só para tomar um exemplo, estão entre os itens que mais tiveram seus preços majorados nos últimos meses e muito acima da inflação. Os combustíveis e as tarifas públicas, incluindo energia e telefones, todos sob o controle do próprio governo, tiveram aumentos muitos superiores à média e contribuíram para elevar a inflação acima do esperado - afirmou Ademir Andrade.

01/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relator diz que não há dinheiro para um reajuste maior do salário mínimo e do funcionalismo

Paim apresenta fontes para reajuste maior do salário mínimo

Projeto que garante maior reajuste para salário mínimo tem parecer favorável da CAS

José Agripino pede esforços para um maior reajuste do salário mínimo

Paim cobra votação do projeto que garante às aposentadorias o mesmo reajuste do salário mínimo

Antero diz que Lula não vai cumprir promessa de dobrar salário mínimo