ADEMIR CRITICA CONTINGENCIAMENTO DE RECURSOS PARA REFORMA AGRÁRIA
Ademir Andrade explicou que, com o contingenciamento, o governo descumpre os acordos negociados pelos seus próprios funcionários. Ele informou que nos últimos anos o ministério tem elaborado seu orçamento a partir de uma ampla discussão com os movimentos sociais que representam os trabalhadores rurais.
Segundo o senador, a negociação envolve a escolha da área onde as famílias serão assentadas, os custos com a desapropriação, assentamento e demarcação dos lotes, e os gastos com ajuda de alimentação, moradia, construção de estradas vicinais, postos de saúde, escolas e eletrificação rural. Tudo negociado pelos representantes do governo com os trabalhadores rurais e incluído na programação de aplicação dos recursos financeiros do ministério.
Ademir Andrade disse que em Tucuruí (PA) encontrou mais de 400 famílias de trabalhadores rurais ocupando a sede do Incra. Em seu protesto contra o não cumprimento dos compromissos assumidos pelo ministério, os manifestantes chegaram a prender uma funcionária do instituto durante mais de dois dias, informou o senador.
Para tentar desbloquear os recursos do ministério, Ademir Andrade anunciou que tentará mobilizar a bancada da Amazônia para marcar uma audiência com o ministro Martus Tavares do Planejamento, Orçamento e Gestão. Em aparte, o senador Geraldo Cândido (PT-RJ) acusou o governo de sucatear o Incra e reclamou da destinação dos recursos arrecadados no país, cuja maior parte vai para o pagamento da dívida externa.
24/02/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio critica doação de recursos para reforma agrária na Bolívia
Garibaldi critica contingenciamento de recursos para o Proágua
PROJETO DE ADEMIR APERFEIÇOA LEI DE DESAPROPRIAÇÃO PARA REFORMA AGRÁRIA
ADEMIR QUER REDUZIR CUSTO DE DESAPROPRIAÇÃO PARA REFORMA AGRÁRIA
ADEMIR ANDRADE VOLTA A COBRAR AUTÊNTICA REFORMA AGRÁRIA
Alvaro Dias critica contingenciamento de recursos das agências reguladoras