Duciomar pede intervenção do governo para evitar conflito no Pará



Preocupado com a violência que atinge o setor rural no Pará, o senador Duciomar Costa (PTB-PA) alertou o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, sobre a iminência de um conflito entre 120 índios e mais de 3 mil famílias que está prestes a ocorrer no município de Novo Progresso. Ele pediu a intervenção do ministro e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para evitar o confronto.

Na avaliação do senador pelo Pará, a situação no seu estado é preocupante. Ele lembrou que o problema da segurança pública deve ser enfrentado não apenas pelo governo estadual, mas também pela União e pelas prefeituras. No caso específico do Pará, destacou, a maioria dos conflitos tem ocorrido pela disputa de terras que pertencem à União.

Duciomar Costa também citou matéria publicada pela imprensa no final de semana considerando a Companhia Vale do Rio Doce como uma empresa com maior credibilidade internacional do que o próprio governo brasileiro. Ele disse que dentro do território paraense, em vez de credibilidade, a empresa merece é o desprezo da população.

- Não tenho nada contra a Vale do Rio Doce, é uma grande companhia, mas para o povo do Pará ela não é a maior mineradora do país. É apenas a maior transportadora. Ela apenas transporta as riquezas dos paraenses, deixando para o povo apenas o apito do trem - afirmou Duciomar Costa.

Segundo o senador, ao contrário de ver a Vale do Rio Doce como inimiga, o paraense deseja que a empresa continue crescendo, mas que retribua as riquezas que retira do território do estado. Duciomar fez um apelo aos dirigentes da empresa, para que realizem investimentos no Pará e olhem com mais carinho para a população do estado.



16/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ademir pede ação federal para evitar conflito no PA

Cristovam pede calma para evitar conflito entre o Brasil e a Bolívia

Arthur Virgílio pede intervenção do governo para regularizar as exportações de eletrodomésticos para a Argentina

Simon pede ao governo que pague o que deve à Varig para evitar falência

Governo pede que prefeitos e governadores mantenham projetos da Copa para evitar atrasos

Vanessa pede ação do governo para evitar concorrência desleal à indústria nacional