Ademir pede apoio para o Museu Goeldi, do Pará
O descaso do governo federal com a formação científica tem provocado a fuga de cérebros do país, sendo que centros de pesquisas, universidades públicas e laboratórios estão em processo de sucateamento, disse. Ademir afirmou que, no caso do Museu Goeldi, existe um relatório interno que revela que, de 1997 para cá, o quadro de servidores sofreu um processo de "enxugamento brutal", com uma queda de 10% no número de pesquisadores e tecnologistas.
Ademir destacou que o museu, instituído há mais de um século pelo naturalista Domingos Soares Ferreira Penna, tem como função básica produzir e difundir conhecimentos e acervos científicos sobre os sistemas naturais e sócio-culturais da Amazônia. O parlamentar observou que o museu é um dos mais importantes da América do Sul e do mundo sobre a Amazônia. Os especialistas consideram sua coleção de aves a mais representativa do mundo e seu herbário conta com cerca de 2.500 tipos, que tem dado origem à descrição de várias espécies novas para a ciência.
- As coleções paleontológica, etnográfica, arqueológica e lingüística se juntam às de mamíferos, peixes e répteis para configurar um dos acervos mais disputados do mundo - acrescentou.
23/03/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
ADEMIR ANDRADE QUER DEBATER SITUAÇÃO DO MUSEU GOELDI NA CAS
Obra rara é restituída ao Museu Goeldi no Pará
Museu Emílio Goeldi desenvolve turismo no Pará
CAS DISCUTE SOLUÇÕES PARA O MUSEU EMÍLIO GOELDI
Prorrogado prazo para seleção de diretor do Museu Goeldi
Museu Goeldi faz atividades para comemorar 145º aniversário