Ademir protesta contra decisão de Bush e defende ratificação do Protocolo de Kioto
O senador apontou a nova rodada de negociações em torno do Protocolo de Kyoto, que será realizada em julho próximo, em Bonn, como o momento ideal para tentar reverter o quadro atual. "É preciso que busquemos alternativas de pressão e persuasão, com rapidez, para salvar as resoluções de Kyoto", afirmou Ademir. O senador explicou que a adesão dos Estados Unidos é imprescindível, um vez que aquele país é um dos maiores emissores de gases que causam o efeito estufa no planeta.
Incomodado com a escassez de informação quanto a futuras decisões de George Bush, Ademir disse que o presidente norte-americano, conforme notícias veiculadas na mídia, somente se posicionará após conclusão de estudo feito por um grupo ministerial sobre todas as opções disponibilizadas pelo Protocolo de Kyoto.
Ademir Andrade informou que a temperatura da Terra sofrerá acréscimos entre 1,4º e 5,8º na escala Celsius, de acordo com recentes pesquisas científicas. Decorrência direta de um desordenado processo de industrialização em inúmeras nações, enfatizou o senador, o aquecimento global hoje compromete a qualidade de vida do mundo.
O senador atentou para a postura conformista de todos os países no que diz respeito à decisão dos Estados Unidos de não endossar o Protocolo de Kyoto. Nem ativistas verdes norte-americanos, lembrou Ademir, conseguiram sensibilizar o Executivo ou o Legislativo. Andrade ratificou a necessidade de contestar a decisão unilateral dos Estados Unidos, adotada em detrimento dos interesses comuns dos habitantes do planeta.
15/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE decide se faz audiência sobre Protocolo de Kioto
CRE aprova moção de protesto contra decisão de Bush sobre Kyoto
ADEMIR PROTESTA CONTRA O FIM DO PET
Ademir protesta contra modificação na poupança
Ademir protesta contra a política de saúde pública
Ademir protesta contra fim do Programa Especial de Treinamento