ADEMIR PROTESTA CONTRA O FIM DO PET



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) protestou contra a decisão do governo federal de extinguir, no final deste ano, o Programa Especial de Treinamento (PET), que paga bolsas a cerca de 3,5 mil universitários que desenvolvem pesquisas extra-curriculares, sob orientação de professores. Para o senador, trata-se de mais um ato do governo na operação de "desmonte da universidade brasileira".
. Ademir também denunciou que o governo cortou pela metade as verbas destinadas ao desenvolvimento da ciência e tecnologia.
.- O fim do PET é mais um golpe de um governo que havia eleito a educação como prioridade. Pesquisa feita pela professora Elizabeth Balbaquevsky demonstrou que 33% dos universitários beneficiados pelo PET pertencem a famílias cuja renda vai de R$ 100,00 a R$1.000,00. Ou seja, este programa é uma grande oportunidade de ascensão social para alunos de famílias de baixa renda - observou o senador.
.O senador recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (dia 29), a professora Sônia Nair Bao, coordenadora do PET na Universidade de Brasília, e um grupo de estudantes das Faculdades de Ciências Agrárias do Pará, que lutam pela manutenção do programa. Eles pediram apoio para convencer o governo a mudar de idéia.
.O PET foi criado em 1979 pelo professor Cláudio de Moura e Castro, então diretor-geral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Conforme Ademir Andrade, o PET sempre foi avaliado positivamente pela Capes nestes 20 anos.

29/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ademir protesta contra modificação na poupança

Ademir protesta contra a política de saúde pública

Ademir protesta contra fim do Programa Especial de Treinamento

ADEMIR ANDRADE PROTESTA CONTRA "IRRESPONSABILIDADE" DA GLOBO

Ademir protesta contra despejos de trabalhadores rurais no Pará

ADEMIR PROTESTA CONTRA DERRUBADA DE MONUMENTO INDÍGENA NA BAHIA