ADEMIR PROTESTA CONTRA DERRUBADA DE MONUMENTO INDÍGENA NA BAHIA



A derrubada pela Polícia Militar da Bahia de monumento levantado pelos índios Pataxós, em Coroa Vermelha (BA), foi condenada hoje (dia 6) pelo senador Ademir Andrade (PSB-PA). Ele atribuiu a responsabilidade do ocorrido ao governador da Bahia, César Borges, e considerou que o fato merece a devida apuração e manifestação da Funai. O monumento homenageia a população indígena dizimada nos últimos 500 anos.
Segundo o senador, o governador teria alegado proteção ao meio ambiente para justificar sua decisão. Se tinha objeções ao local definido pelos índios, o governador deveria ter conversado com os Pataxós sobre qual seria o lugar mais apropriado para erguer o monumento, argumentou Ademir.
Ainda conforme o parlamentar, inicialmente surgiu a informação de que a ordem partira do ministro do Esporte e Turismo, Rafael Greca, mas hoje o Ministério desmentiu qualquer interferência no assunto.
A atitude do governador, na opinião de Ademir, opõe-se a todas as festividades que estão sendo promovidas pelo governo em comemoração aos 500 anos de descobrimento do Brasil.

06/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


TIÃO VIANA QUER PROVIDÊNCIAS CONTRA A DESTRUIÇÃO DE MONUMENTO INDÍGENA

ADEMIR PROTESTA CONTRA O FIM DO PET

Mozarildo protesta contra possível desocupação de reserva indígena

Ademir protesta contra modificação na poupança

Ademir protesta contra a política de saúde pública

Ademir protesta contra fim do Programa Especial de Treinamento