ADEMIR QUER SABER TUDO SOBRE MADEIREIRAS ASIÁTICAS NA AMAZÔNIA



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) apresentou hoje (dia 9) requerimento de informações, a ser encaminhado, pela Mesa, ao Ministro do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, referentes à atuação das madeireiras de países do Sudeste asiático na Amazônia.

No requerimento, o senador pede ao ministro Raul Julgmann que forneça, entre outros esclarecimentos, "a relação das empresas madeireiras de origem asiática e áreas onde estão atuando ou pretendem atuar, a extensão e o potencial madeireiro dessas áreas e o volume de madeira explorado anualmente por essas empresas".

Ademir Andrade, na justificação do requerimento, salientou que nos dois últimos anos tem sido anunciada a presença, na Amazônia, de indústrias madeireiras provenientes sobretudo da Malásia, Indonésia e China, "as quais controlam o mercado mundial de madeiras tropicais".

Ele observou que, de acordo com denúncias veiculadas pela imprensa, "em toda a região amazônica já existiriam 22 empresas transnacionais em operação, a maioria vinda da Ásia, e mais três deverão estar aqui até o próximo ano".



09/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


EDISON LOBÃO ACUSA AÇÃO DE MADEIREIRAS ASIÁTICAS NA AMAZÔNIA

JUCÁ QUER SABER TUDO SOBRE O ENDIVIDAMENTO DE RORAIMA

Cabral analisa atividade de madeireiras na Amazônia

CABRAL: AGROPECUÁRIA E MADEIREIRAS SÃO RESPONSÁVEIS POR DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA

JEFFERSON QUER SABER SOBRE SALÁRIO MÍNIMO

Cândido quer saber por que PF suspendeu inquérito sobre licitação da P-36