EDISON LOBÃO ACUSA AÇÃO DE MADEIREIRAS ASIÁTICAS NA AMAZÔNIA



O senador Edison Lobão (PFL-MA) denunciou que empresas madeireiras asiáticas voltaram a atuar na Floresta Amazônica de forma predatória, violando de forma aberta a legislação brasileira. Lobão disse que leu na Agência Estado que quatro madeireiras estrangeiras estão devastando de forma irresponsável uma grande área da floresta nas regiões dos rios Juruá e Purus, no oeste do Amazonas.
O senador disse que já apresentou que já apresentou requerimentos de informação ao Ministério do Meio Ambiente, em 1996 e 1997. sobre as atividades desenvolvidas pelas empresas estrangeiras na área. Lobão elogiou o atual ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, que tem lutado para obter os meios necessários à ação fiscalizadora do Estado..
O senador acha quem, com a volta da estabilidade econômica à Ásia, essas empresas voltaram a atuar de forma ainda mais agressiva e criminosa na Amazônia. Ele lamentou que o governo não esteja usando o que há de mais moderno e disponível em tecnologia, como os satélites, para localizar os desmatamentos irregulares.

09/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


ADEMIR QUER SABER TUDO SOBRE MADEIREIRAS ASIÁTICAS NA AMAZÔNIA

Edison Lobão pede mais ação contra trabalho escravo

Cabral analisa atividade de madeireiras na Amazônia

CABRAL: AGROPECUÁRIA E MADEIREIRAS SÃO RESPONSÁVEIS POR DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA

Flexa Ribeiro critica ação do Ibama contra empresas madeireiras exportadoras

Edison Lobão recebe presidente do STJ