ADEMIR REGISTRA DECLARAÇÃO DE ADVOGADOS TRABALHISTAS CONTRA O NEOLIBERALISMO



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) solicitou hoje (29) a inclusão nos Anais do Senado Federal da declaração do II Encontro Latino-Americano de Advogados Trabalhistas, realizado de 3 a 6 deste mês, em Gramado, no Rio Grande do Sul, na qual os advogados condenam a política neoliberal do governo que "privilegia o capital financeiro nacional e atira sobre os ombros dos trabalhadores os efeitos destrutivos de um mercado desordenado e de uma competição predatória".

Os advogados trabalhistas afirmam na declaração, segundo o senador,que "a consciência jurídico-trabalhista latino-americana deve se alinhar resolutamente na resistência aos efeitos perversos da globalização e no combate à ideologia neoliberal que, a pretexto de liberdade e democracia, procura submeter os povos do continente, a começar pelos trabalhadores, aos devastadores interesses do capital, erigido em árbitro supremo do desenvolvimento e do controle sociais".

O senador lembrou que o presidente Fernando Henrique Cardoso tem recebido críticas dos setores organizados da sociedade "desde que começou sua política de entrega de estatais ao capital nacional e internacional e de quebra de direitos e garantias históricas dos trabalhadores".

- Em nome da estabilidade da moeda e até das oscilações de bolsas de valores do mundo, o governo federal já adotou medidas que desservem aos interesses nacionais, mas nada é tão preocupante quanto as medidas que dizem respeito diretamente à vida dos trabalhadores, como as reformas administrativa e da Previdência e a derrubada de mecanismos de proteção individual e coletiva da classe trabalhadora - disse o senador.

Em sua declaração, segundo o senador, os advogados trabalhistas condenam essas medidas e alertam para a necessidade de reversão dessa tendência do governo, bem como de revogar as decisões já adotadas. Ademir Andrade elogiou"a postura corajosa e firme" dos advogados trabalhistas, classificando a declaração como "um marco na história da resistência ao neoliberalismo".

29/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior registra denúncia de advogados públicos contra governo

Alvaro Dias registra protesto dos advogados públicos contra atuação política de Inácio Adams

ADEMIR ANDRADE REGISTRA PROTESTO CONTRA FALTA DE ENERGIA NO SUL DO PARÁ

Valadares ressalta luta contra o neoliberalismo

Ademir reclama direitos trabalhistas dos ex-funcionários da Usina Pacal

CABRAL REGISTRA 50 ANOS DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS