ADEMIR VÊ AMADURECIMENTO DAS ESQUERDAS



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) disse hoje (dia 14) que não houve, em nenhuma época da história do país, um amadurecimento dos partidos de esquerdas no Brasil como agora. Na sua opinião, a cada eleição que se realiza, a esquerda aumenta a sua representividade e, no ano que vem, os partidos de oposição poderão conquistar a Presidência da República.

- Não é verdadeira essa história de que a esquerda está desunida, desorientada ou sem propostas. O importante é mostrar ao Brasil que esses partidos têm história, base política, militância, entrosamento com a sociedade e uma história de luta junto ao povo brasileiro e que estarão juntos em torno de uma mesma candidatura a Presidência da República, não importando o nome indicado - afirmou.

Ele ressaltou o amadurecimento do PT manifestada, a seu ver, na atitude de Luiz Inácio Lula da Silva em não impor seu nome a candidatura a presidente. "É preciso elaborar um programa de governo e, no momento certo, haveremos de indicar o nome do candidato das oposições ao povo brasileiro", salientou.

De acordo com Ademir Andrade, vem sendo consolidada, em vários estados brasileiros, a unidade das esquerdas, o que, segundo ele, "antes parecia impossível". Conforme frisou, está ocorrendo essa união, em Sergipe, Alagoas, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

O senador destacou ainda manifesto, assinado por cinco partidos de esquerda do Pará (PSB, PT, PC do B, PCB e PV), onde é defendida uma candidatura única das oposições ao governo estadual no ano que vem. No documento, os partidos criticam as privatizações promovidas pelo governador Almir Gabriel e a violência na luta pela posse de terra no estado.

Em aparte, o senador José Eduardo Dutra (PT-SE) manifestou seu otimismo em relação à união das esquerdas para a candidatura presidencial e para governos estaduais.



14/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


PT reabre diálogo com esquerdas

Lula pede união das esquerdas

Cristovam: PCdoB deve romper com acomodação das esquerdas

BENEDITA DA SILVA: ESQUERDAS LATINAS QUEREM ALTERNATIVAS AO NEOLIBERALISMO

Lúcio Alcântara aponta amadurecimento da República

Cristovam diz que " tranqüilidade" na economia é resultado do amadurecimento do Brasil