Lúcio Alcântara aponta amadurecimento da República
O amadurecimento das instituições políticas é motivo para que a nação comemore os 113 anos da Proclamação da República, afirmou o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), em pronunciamento sobre o movimento que pôs fim ao regime monárquico e sobre o processo de consolidação democrática brasileiro.
- O fortalecimento dos mecanismos da democracia representativa se dá simultaneamente à valorização dos instrumentos de democracia participativa, fazendo com que, ao lado de instituições tradicionais, como os partidos políticos, a sociedade vá abrindo novos canais de participação - disse o senador, em alusão às mudanças nas instituições após a promulgação da Constituição de 1988.
Lúcio Alcântara fez um relato da Proclamação da República - -movimento que se caracterizou pela transição pelo alto, tão cara à nossa história política-. O senador lembrou que a deposição da Monarquia se deu sem participação popular e os governos que se sucederam por pelo menos 60 anos mantiveram a democracia apenas em caráter formal.
- O ideal republicano e a consciência de cidadania só muito lentamente conseguiram evoluir - avaliou.
Por outro lado, assinalou o senador, a Constituição de 1988 representou um -marco do despertar da nacionalidade para uma nova vivência político-social-. Ampliou-se o conceito e a prática da cidadania entre nós, disse.
- O ideal de democracia é hoje perseguido tendo em vista não apenas seus aspectos meramente formais, mas também as questões de fundo, aquelas que atingem a essência do regime.
Diante desta evolução, avaliou Alcântara, o povo brasileiro tem mais motivos hoje para comemorar o aniversário da República.
- Vivemos um dos mais longos períodos republicanos de estabilidade política, dentro do Estado de direito. As eleições gerais recentemente realizadas contaram com ampla e entusiástica participação de todos os segmentos da sociedade. O conceito de cidadania cresce em prestígio. A prática da cidadania se fortalece e dissemina. O -ser cidadão- adquire, enfim, uma densidade que jamais teve entre nós - observou.
14/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
LÚCIO ALCÂNTARA APONTA INSATISFAÇÃO DO NORDESTE COM PPA
LÚCIO ALCÂNTARA APONTA INJUSTIÇA NO ORÇAMENTO DA SAÚDE
LÚCIO ALCÂNTARA APONTA OPORTUNIDADE PARA GOVERNO COMBATER A DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Lúcio Alcântara aponta equívoco do "Jornal do Senado" e da "Agência Senado"
João Alberto aponta amadurecimento da democracia brasileira
Carlos Bezerra aponta amadurecimento da literatura mato-grossense