Adesão da Venezuela ao Mercosul pode aumentar segurança jurídica em negócios



O ingresso da Venezuela no Mercosul pode aumentar a segurança jurídica nos negócios feitos no país e atrair o interesse de mais investidores brasileiros. Essa projeção foi feita pelo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Reginaldo Arcuri, nesta quinta-feira (30), ao final da segunda audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para instruir a votação do projeto de decreto legislativo (PDL 430/08) que aprova o texto do Protocolo de Adesão da Venezuela ao Mercosul, assinado em Caracas, em quatro de julho de 2006.

Segundo informou, 22 empresas brasileiras já estão investindo em empreendimentos no país, como o Grupo Gerdau, que adquiriu uma siderúrgica. Reginaldo Arcuri observou ainda que as relações econômicas mantidas entre empresas venezuelanas e brasileiras não se restringem ao comércio, alcançando também o setor de produção industrial.

Depois de passar três semanas em conversas com os senadores brasileiros, o embaixador do Brasil na Venezuela, Antonio José Ferreira Simões, considerou de extrema importância o debate promovido sobre o assunto nesta Casa legislativa.

- Isso me faz ter orgulho de ser brasileiro e de estar aqui hoje - declarou.

O diplomata lamentou que a imprensa não se interesse em divulgar, por exemplo, que o maior superávit da balança comercial brasileira vem das exportações para a Venezuela. Antonio José Ferreira Simões comentou ainda que, ao mesmo tempo em que existe muita desinformação sobre a Venezuela no Brasil, pouco também se conhece naquele país.



30/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adesão da Venezuela ao Mercosul aguarda votação em Plenário

Relator lê parecer sobre adesão da Venezuela do Mercosul

João Pedro defende adesão da Venezuela ao Mercosul

Representação analisa protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul

Senadores devem votar hoje adesão da Venezuela ao Mercosul

CRE deve votar nesta quinta adesão da Venezuela ao Mercosul