Adiada votação da MP que cria Fundo de Investimentos do FGTS



Pela segunda vez na semana, o Plenário do Senado adiou a votação do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 10/07 à Medida Provisória (MP) 349/07, que instituiu o Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS). A retomada da apreciação da matéria, iniciada na terça-feira, será feita na próxima terça-feira (29) na fase de orientação de bancadas.

VEJA MAIS

A MP 349/07 é vinculada ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e viabiliza a aplicação de recursos do FGTS em obras de infra-estrutura tais como empreendimentos nos setores de energia, rodoviário, ferroviário, portuário e de saneamento.

Durante o encaminhamento da votação, senadores de oposição ocuparam a tribuna para argumentar contrariamente a aprovação da medida.O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM),alertou para o fato de o patrimônio líquido do FGTS encontrar-se atualmente em situação negativa, devido à existência de item de ativo diferido em seu balanço patrimonial. Arthur Virgílio criticou ainda a aplicação dos recursos do FGTS em finalidades distintas daconstrução de moradias populares e saneamento básico.

Tasso Jereissati também considerou preocupante a possibilidade de aplicação do FGTS no setor de infra-estrutura.

- Ora, habitação ainda é o problema mais grave que esse país tem. O déficit habitacional no país é gigantesco. E não se faz habitação popular, por exemplo, argumentando-se a falta de recursos ou a incapacidade de os tomadores pegarem recursos oriundos do FGTS para essa finalidade - questionou Jereissati.

Em resposta a críticas formuladas ao texto da MP, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), garantiu que os recursosdo fundo a ser criado não deverão ingressar na tesouraria da Caixa Econômica Federal, continuando a ser geridos pelo próprio Conselho Curador do FGTS. Ele também assegurou que não haverá possibilidade de perdas por parte dos trabalhadoresnem risco de perda de investimento em habitação.

- O Conselho Curador é que analisará cada projeto, sua rentabilidade, e o aprovará ou não - explicou Romero Jucá.

Outrossenadores também discutiram a matéria: Marconi Perillo (PSDB-GO), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), Francisco Dornelles (PP-RJ), Aloizio Mercadante (PT-SP), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Sérgio Guerra (PSDB-PE), Marcelo Crivella (PRB-RJ), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Papaléo Paes (PSDB-AP), Demóstenes Torres (DEM-GO), Heráclito Fortes (DEM-PI), José Nery (PSOL-PA), Renato Casagrande (PSB-ES), Marisa Serrano (PSDB-MS), Mário Couto (PSDB-PA) e Eduardo Suplicy (PT-SP).

Proposição

A proposição constitui o FI-FGTS com aplicação inicial de R$ 5 bilhões, transferidos do patrimônio líquido do fundo. No médio prazo, novos recursos do FGTS poderão ser alocados aonovo fundo de investimento, respeitando-se, entretanto, o limite de 80% do patrimônio líquido existente em 31 de dezembro de 2006 equivalente a R$ 16,7 bilhões.

Com o acolhimento de 36 emendas na Câmara dos Deputados, o PLV 10/07 passou a exigir da Caixa Econômica Federal - encarregada da administração e gestão do FI-FGTS - a cobertura do risco das aplicações no novo fundo. Obrigou ainda a Caixa, na condição de agente operador do FGTS, a garantir rentabilidade mínima de 3% ao ano, mais Taxa Referencial (TR), aos recursos do patrimônio líquido do FGTS aplicados em cotas desse fundo de investimento.

Outra alteração inserida na MP 349/07 foi o atendimento a projetos nos setores hidroviário e habitacional pelo FI-FGTS. Em relação à moradia, estabeleceu ainda que, a cada real aplicado no FI-FGTS para grandes empreendimentos, igual valor seja destinado à habitação popular. O PLV 10/07 também definiu critérios para evitar a concentração de recursos do FI-FGTS em certos empreendimentos e setores econômicos.



23/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores retomam apreciação da MP que cria fundo de investimentos do FGTS nesta terça

Adiada votação de projeto que cria Fundo do Entorno do Distrito Federal

Votação do fundo de investimentos do FGTS fica para esta quarta-feira

Senado aprova MP que cria o Fundo de Investimento do FGTS

ADIADA VOTAÇÃO DO PROJETO QUE CRIA A UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO

Adiada votação de projeto que cria Sestur e Senatur