Adiada votação de projeto que cria Sestur e Senatur



Um pedido de vista coletivo adiou a votação de proposta que cria o Serviço Social do Turismo (Sestur) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo (Senatur), órgãos subordinados à Confederação Nacional do Turismo (CNTur), criado recentemente criado pelo Poder Executivo.

De acordo com o projeto (PLD 174/09), de autoria do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), as contribuições atualmente pagas pelos estabelecimentos de turismo ao Serviço Social de Comércio (SESC) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC) passam a ser recolhidas pelo Sestur e oSenatur.

- Já não era sem tempo, pois não fazia mais o menor sentido a atividade do turismo estar enquadrada como um apêndice do comércio, porque, como é óbvio e não requer maiores dissertações, nas últimas décadas foi significativo e patente o desenvolvimento do turismo externo e interno, ampliando-se consideravelmente as atividades econômicas e profissionais vinculadas a essa atividade - explicou Quintanilha.

Ao justificar seu voto favorável ao projeto, o senador Cesar Borges (PR-BA) afirmou que "as atividades do Sistema Sesc/Senac não atendem plenamente às necessidades e interesses dos profissionais de turismo".

Já o senador Adelmir Santana (DEM-DF) afirmou que o setor do turismo tem merecido atenção especial da Confederação Nacional do Comércio. Para ele, o projeto vai reduzir a quantidade de recursos hoje destinada à formação de profissionais para o comércio.

- A dispersão desses recursos vai fazer chegar pouco à ponta, no processo de formação de mão de obra para aqueles que realmente precisam - avisou o senador pelo Distrito Federal, também presidente do Sistema S, que inclui o Sesc e o Senado.



16/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


ADIADA VOTAÇÃO DO PROJETO QUE CRIA A UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO

Adiada votação de projeto que cria o Ministério da Pesca

Adiada votação de projeto que cria Fundo do Entorno do Distrito Federal

Adiada votação de projeto que cria programa de incentivo a revelações de interesse público

Adiada votação da MP que cria Fundo de Investimentos do FGTS

Votação de proposta que cria regimento para Conselho de Ética é adiada