Adiada votação de projeto que cria Fundo do Entorno do Distrito Federal



Um pedido de vista coletiva adiou, nesta terça-feira (24), a votação na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) da proposta que cria o Fundo do Entorno do Distrito Federal. O PLS 206/2008, do ex-senador Marconi Perillo (PSDB-GO), atual governador de Goiás, tem como objetivo a garantia de assistência financeira aos municípios da região conhecida como entorno para a manutenção da segurança pública e a execução de serviços públicos de saúde e educação.

O fundo, de acordo com a proposta, terá como fontes de recursos verbas da lei orçamentária da União e dos orçamentos dos estados de Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal e dos municípios do Entorno; contribuições de entidades públicas ou privadas nacionais e internacionais; aplicações financeiras e transferências de outros fundos. A relatora, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), ressaltou a extrema importância da aprovação da matéria, que seria um auxílio para tentar modificar a realidade local.

Já o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) fez um apelo pela aprovação do projeto. Ressaltou que os recursos do fundo são essenciais para a região, uma das mais violentas do país, em contraste com a realidade vivida no Distrito Federal. Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) per capita anual da capital é de R$ 50 mil, salientou o senador, o de Águas Lindas de Goiás, por exemplo, é de pouco mais de R$ 2 mil.

– É um projeto indispensável para a garantia da qualidade de vida da população da região metropolitana de Brasília – disse Rollemberg.

Segundo o autor do projeto, a maior parte das pessoas que se instalam nos municípios do Entorno do Distrito Federal carece de qualificação profissional e acaba por se juntar ao contingente populacional de desempregados e subempregados. Além disso, a falta de serviços públicos faz com que essas pessoas recorram à rede do DF, que fica sobrecarregada.

“Além dos serviços de saúde e de educação do Distrito Federal demandados pela população do Entorno, a área de segurança pública sofre os reflexos da expansão populacional desordenada”, argumenta Marconi Perillo na justificação do projeto.

No relatório, favorável à aprovação, Lúcia Vânia considera “inegável” o mérito da proposta. A única emenda proposta pela senadora é de redação. A proposição ainda será analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.

Reuniões

A CDR alterou o dia de realização de suas reuniões ordinárias. Segundo o presidente da comissão, Benedito de Lira (PP-AL), havia muita dificuldade para realizar o encontro nas terças-feiras à tarde, devido às atividades do Plenário da Casa. Depois de acordo entre os membros, definiu-se que as reuniões ocorrerão, a partir da próxima semana, nas quintas-feiras, com início às 11h.



24/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto cria Fundo do Entorno do Distrito Federal

CDR vota projeto que cria o Fundo do Entorno do Distrito Federal

CDR pode votar projeto que cria Fundo do Entorno do Distrito Federal

Marconi Perillo propõe criação do Fundo do Entorno do Distrito Federal

Adiada votação da MP que cria Fundo de Investimentos do FGTS

CDR debate segurança pública do Distrito Federal e Entorno