Adiada votação de emenda que eleva recursos para universidades da Amazônia



O Plenário do Senado adiou, a pedido do autor, senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR), a votação em segundo turno da proposta de emenda à Constituição que destina 0,5% do total arrecadado com o Impostos de Renda (IR) e sobre Produtos Industrializados (IPI) às instituições de ensino superior dos nove estados que integram a região amazônica.

Mozarildo explicou que, apesar de a matéria contar com o consenso da maioria da Casa e de já existir parecer do Ministério da Educação favorável à medida, ele considerou recomendável o adiamento para o próximo dia 21 de maio da votação da PEC, já que esta quarta-feira (30) -estava demonstrando ser um dia atípico na Casa, pelo envio anunciado das reformas tributária e previdenciária pelo governo federal-.

Os senadores também adiaram o exame de outros quatro itens da pauta do dia, três deles a pedido do líder do PT, senador Tião Viana (AC): duas propostas de emenda à Constituição, uma definindo que os vetos presidenciais serão apreciados separadamente pelas duas Casas Legislativas e a outra criando condições orçamentárias para garantir a conclusão das obras públicas em andamento; e projeto sobre concessões e alienações de terras feitas pelos estados na faixa de fronteira. O quarto item adiado, pelo prazo de 29 dias, é a mensagem presidencial que solicita a retirada de projeto da Câmara que autoriza o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a doar imóvel situado na capital de São Paulo à União Brasileira de Escritores.

Os senadores aprovaram ainda quatro requerimentos relacionados à tramitação de matérias da pauta desta quarta-feira. Um deles, do senador Marcelo Crivella (PL-RJ), solicita a tramitação conjunta dos projetos que tratam das normas gerais para a realização de debates e entrevistas eleitorais pelas emissoras de rádio e TV. O outro, da senadora Ana Júlia (PT-PA), pede exame conjunto dos projetos que tratam da compensação financeira pela exploração dos recursos minerais e de petróleo.

Os outros requerimentos solicitam que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) se manifeste sobre dois projetos: um que estende o benefício do auxílio-acidente ao empregado doméstico e outro que pede o parecer da Subcomissão de Extração Mineral, da CAE, sobre projeto que trata da participação do proprietário do solo nos resultados da lavra mineral. Projeto da Câmara que institui o aviso antecipado ao fiador da inadimplência do devedor foi considerado prejudicado pelo Plenário, que aprovou, ainda, mensagem da Presidência da República solicitando a retirada de projeto da Câmara que alterava a Consolidação das Leis do Trabalho no tocante às regras sobre negociações coletivas de trabalho.



30/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adiada votação de cota em universidades federais para alunos de escolas públicas

Audiência sobre emenda constitucional que garante recursos para saúde é adiada

Adiada votação de reserva de 50% das vagas em universidades e escolas técnicas federais para alunos da rede pública

Plenário vota recursos para universidades na Amazônia

Senado garante recursos para universidades da Amazônia

Adiada para terça votação da emenda que repassa mais dinheiro da Cide aos estados