Senado garante recursos para universidades da Amazônia



O Senado aprovou nesta terça-feira (27) proposta de emenda à Constituição (PEC) que destina 0,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as universidades federais da Amazônia Legal, que inclui os estados da Região Norte, o Mato Grosso e o Maranhão. Os recursos serão obrigatoriamente aplicados em programas de ensino, pesquisa e extensão voltados à promoção do desenvolvimento sustentado.

De autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR), a PEC foi votada em segundo turno e aprovada com 69 votos favoráveis, um contrário e duas abstenções, e segue agora para a Câmara dos Deputados. Lá, deverá ser alterada para contemplar também as universidades federais das Regiões Nordeste e Centro-Oeste.

Esta foi a condição que permitiu o apoio maciço dos parlamentares nordestinos à proposta. Eles alegam que a região, assim como o Centro-Oeste, tem sido prejudicada nos repasses de recursos e é vítima da desigualdade regional. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) sugeriu que seja utilizado o conceito de Nordeste, adotado pela extinta Sudene. Assim, o norte de Minas Gerais, por suas características sócio-econômicas seria também beneficiado.

Mozarildo assegurou ao Plenário que apoiará a mudança feita na Câmara dos Deputados, de modo a atender também os estados menos desenvolvidos. Ele disse que o financiamento das universidades da Amazônia é fundamental para a proteção da biodiversidade brasileira.

- Atualmente, o que temos é a biopirataria, é a pesquisa produzida por estrangeiros - afirmou o senador, salientando que a proposta beneficiará 13 universidades e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) na Região Norte.




27/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede apoio para proposta que garante recursos às universidades da Amazônia

Mozarildo conclama Senado a aprovar PEC que destina recursos para universidades da Amazônia

Plenário vota recursos para universidades na Amazônia

Mozarildo defende mais recursos para universidades da Amazônia

Adiada votação de emenda que eleva recursos para universidades da Amazônia

Plenário continua discussão da PEC que destina recursos para universidades da Amazônia