Adiada votação de projeto que pedia revisão de Tratado de Itaipu



Por iniciativa da bancada brasileira, foi adiada a votação pelo Parlamento do Mercosul, prevista para esta segunda-feira (28), de um projeto de declaração sugerido pela bancada paraguaia que defendia, indiretamente, a revisão do Tratado de Itaipu. O texto será analisado por duas comissões antes de voltar ao Plenário.

A declaração sugerida por toda a bancada paraguaia previa o apoio à "livre circulação e disponibilidade dos recursos hidrelétricos dos Estados partes nas condições que melhor convenham aos mesmos para seu pleno desenvolvimento". O segundo artigo solicitava a "adequação dos tratados subscritos entre os Estados partes, a fim de tornar possível a livre contratação da energia elétrica dentro do Mercosul".

Ao apresentar o projeto, o parlamentar paraguaio González Núñez ressaltou a "inquietação" da bancada de seu país com a impossibilidade, até o momento, de se "avançar na revisão e adequação do Tratado de Itaipu, no sentido de permitir a livre circulação e disponibilidade da energia elétrica produzida por todos os países do Mercosul e em especial do Paraguai, por constituir-se em seu principal recurso".

Em resposta a Núñez, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) observou que Itaipu é um tema bastante sensível para o relacionamento bilateral. Ele defendeu a realização de uma audiência pública sobre a questão, com a presença de diretores da Itaipu Binacional, antes da votação do projeto. Com apoio da bancada argentina, o Plenário decidiu-se pelo envio da proposta às comissões.

O Plenário aprovou, na mesma sessão, projeto apresentado pelo paraguaio Héctor Lacognata, de apoio ao referendo revogatório convocado pelas autoridades da Bolívia para o mês de agosto. Em defesa do projeto, ele recordou a "crônica situação de tensão política" vivida pela Bolívia, que poderia colocar em risco a estabilidade de suas instituições democráticas".



29/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adiada para quinta revisão do Tratado de Itaipu

Em exame, revisão do Tratado de Itaipu

Plenário segue discutindo a revisão do Tratado de Itaipu

Revisão do Tratado de Itaipu será votado na próxima semana

Flexa Ribeiro quer que Congresso rejeite revisão do Tratado de Itaipu

Gerson Camata alerta para aumento no preço da energia se ocorrer revisão no Tratado de Itaipu