Adiada votação de projeto que proíbe fumo em local coletivo



Pedido de vista coletivo adiou a votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) de relatório a projeto que proíbe o fumo em ambientes coletivos, públicos ou privados. A relatora da matéria, senadora Marina Silva (PV-AC), apresentou voto favorável à aprovação do PLS 315/08, do senador Tião Viana (PT-AC), e pela rejeição dos PLS 420/05 e 316/08, de autoria dos senadores Magno Malta (PR-ES) e Romero Jucá (PMDB-RR), respectivamente, que tramitavam conjuntamente.

VEJA MAIS

O projeto apresentado por Tião Viana proíbe o uso de produtos fumígenos em ambientes fechados, públicos ou privados. A relatora apresentou emenda ao texto, para que a proibição do fumo seja exigida somente em ambientes coletivos fechados. Conforme observou a parlamentar, a redação original do texto " inviabilizaria o uso de produtos fumígenos inclusive na residência do fumante, constituindo-se em restrição desarrazoada a direito, considerada a legalidade do uso de tais produtos". Na emenda, a relatora fala em recintos coletivos, não importando se fechados ou não.

Na discussão da matéria, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) anunciou a apresentação de proposta alternativa, flexibilizando as regras previstas no relatório da senadora Marina Silva. Na proposta de Jucá, ficaria a critério dos proprietários de estabelecimentos privados, como restaurantes, a decisão sobre separação física de área para fumantes, isolada e com sistema de exaustão de ar.

O debate da proposta foi marcado pela divisão de opiniões, com alguns senadores defendendo a restrição total ao fumo em ambientes coletivos e outros defendendo a flexibilização das regras.

Mais informações a seguir



02/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto pede votação de projeto que proíbe fumo em locais fechados

Adiada votação de projeto sobre transparência nas tarifas do transporte coletivo

PROJETO QUE PROÍBE VENDA DE ARMAS TEM VOTAÇÃO ADIADA NA CCJ

Adiada votação do projeto que proíbe fumar em ambientes coletivos

Adiada votação do projeto que proíbe temporariamente visitas íntimas para presos

Adiada votação de projeto que proíbe uso de cartão de crédito para pagar por jogos de azar