Adiada votação de requerimento que trata de denúncias de irregularidades no BNB



O Plenário do Senado adiou nesta quinta-feira (13) votação de requerimento do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que solicita informações detalhadas sobre todos os projetos que o Banco do Nordeste financiou durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Suplicy fez o pedido por ter recebido -inúmeras denúncias de irregularidades- nos projetos apoiados pelo banco.

O adiamento foi solicitado pelo líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), depois de o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), ter afirmado que se sentirá -à vontade- para pedir o mesmo tipo de informações sobre os projetos financiados pelos bancos oficiais no primeiro ano do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

- Votaremos a favor do requerimento, mas não haverá de causar estranheza se daqui a um ano começarmos a usar o mesmo método e solicitar informações sobre os bancos oficiais no primeiro ano deste governo - sustentou Arthur Virgílio.

Aloizio Mercadante disse que o governo Lula -não tem tido nenhuma atitude revanchista- e, apesar do requerimento ter sido apresentado há quase um ano pelo senador Eduardo Suplicy, solicitaria o adiamento da votação. Suplicy não se encontrava em Plenário no momento da discussão.

Pouco antes, o Plenário havia aprovado outro requerimento, de autoria do ex-senador Wellington Roberto, que solicita ao Ministério da Fazenda o envio, à Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) do Senado, de cópia do relatório de auditoria executada pelo Banco Central no Banco do Estado do Ceará (BEC).

A auditoria sustentou o processo de saneamento do banco cearense e, conforme Wellington Roberto, não há notícia de que tenham sido devolvidos os depósitos judiciais pertencentes ao governo do Ceará. O autor afirma que não se pode privatizar o BEC sem a devolução de tais depósitos.



13/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Votação de projeto que trata de eclusas é adiada na CI

Adiada votação de projeto que trata de endividamento de estados e municípios

ADIADA VOTAÇÃO DO PROJETO QUE TRATA DE FINANCIAMENTO A PEQUENOS PRODUTORES

Adiada votação de projeto que trata de preço diferenciado com cartões de crédito

Adiada votação do projeto que trata da divulgação de informações sobre servidores do Senado

Adiada votação de requerimento sobre concessão de emissoras a parlamentares