Adiada votação sobre importação de pneus usados



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou requerimento que suspende o exame de projeto que pode liberar a importação de pneus usados pelo Brasil, de autoria do senador Flávio Arns (PT-SC). O requerimento foi proposto pelo senador César Borges (PFL-BA), visando a sustar a tramitação da matéria até que a Mesa Diretora examine outro requerimento do parlamentar baiano para anexar o projeto dos pneus a outros que já tramitam na casa, para tramitação conjunta. O senador Alvaro Dias (PSDB-PR), relator do projeto de Arns, classificou a iniciativa de César Borges como protelatória.

Na reunião, foi rejeitado requerimento do próprio Alvaro Dias para que a matéria pudesse ser votada em conjunto pela CAE e pela Comissão de meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). O projeto ainda vai passar nesta última comissão, para decisão terminativa. Até agora não há consenso para a aprovação da proposta de Arns na CAE. O projeto autoriza as importações de pneus usados somente para que estes sejam utilizados como matéria-prima na produção de pneus remoldados. César Borges diz que as importações vão prejudicar os fabricantes de pneus novos no país, além de gerar problemas ambientais.

Ambev

Em atendimento a proposta do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), a CAE aprovou também requerimento para que a Secretaria de Defesa Econômica (SDE), vinculada ao Ministério da Justiça, e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), ligado ao Ministério da Fazenda, prestem informações acerca de medidas adotadas contra a companhia Ambev, resultado da fusão da Antarctica e da Brahma. De acordo com o senador, a Ambev estaria descumprindo termo de compromisso da época da fusão, pelo qual se comprometeu a não impor cláusula de exclusividade de compra e vendas de seus produtos nos pontos de revenda.

A CAE também acolheu requerimento do senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA), relator do projeto que cria a Super-Receita (a fusão entre a Receita Federal e a Secretaria de Arrecadação do Ministério da Previdência), para que seja convidado para nova audiência sobre o tema o procurador-geral da fazenda Nacional, Manoel Felipe Rego Brandão. 



02/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Requião falará sobre importação de pneus usados

CAE vai ouvir ministros e especialistas antes de decidir sobre projeto que permite importação de pneus usados

Autoridades ambientais criticam importação de pneus usados em audiência pública na CAS

Sibá comemora decisão da OMC que proíbe importação de pneus usados no Brasil

Arns quer contrapartida ambiental para importação de pneus usados

Projeto que trata da importação de pneus usados será examinado pela CAE