Sibá comemora decisão da OMC que proíbe importação de pneus usados no Brasil



O senador Sibá Machado (PT-AC) comemorou em Plenário, nesta quarta-feira (5), decisão do Órgão de Apelação da Organização Mundial do Comércio (OMC) reconhecendo ser a proibição da importação de pneus pelo Brasil, adotada em Painel da entidade, medida necessária à proteção da saúde humana e do meio ambiente.

Segundo Sibá, a União Européia havia alegado, contrapondo-se à posição brasileira, que o discurso ecológico é uma forma de disfarçar uma restrição ilegal a seus produtos. No entanto, explicou ele, o Órgão de Apelação manteve a conclusão do Painel de que ao se reduzir a geração de resíduos, a medida brasileira contribui para o combate aos riscos associados a sua destruição, acúmulo e transporte, que incluem doenças transmitidas por mosquitos e problemas de saúde ocasionados, dentre outras causas, pela contaminação do meio ambiente.

Sibá lembrou ainda que a decisão da OMC de proibir a importação de pneus usados no Brasil deverá fortalecer a cadeia produtiva da borracha natural, uma vez que, com a proibição, a demanda por pneus novos vai aumentar.



05/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão diz que importação de pneus usados fará do Brasil "lixão" de material insalubre

Requião falará sobre importação de pneus usados

Adiada votação sobre importação de pneus usados

Autoridades ambientais criticam importação de pneus usados em audiência pública na CAS

Arns quer contrapartida ambiental para importação de pneus usados

Projeto que trata da importação de pneus usados será examinado pela CAE