Adicional tarifário pode garantir aviação da Amazônia



Em audiência pública promovida pela Comissão de Serviços de Infra-estrutura (CI), o senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) disse estar absolutamente convencido do acerto de sua proposta de restabelecer, por meio de uma lei, o adicional tarifário sobre as passagens aéreas em geral de modo a criar uma fonte de recursos para subsidiar as companhias aéreas que operam na Amazônia. Para Mozarildo, essa é a única forma de se prestar um socorro rápido a tais empresas, atualmente enfrentando grandes dificuldades.

A audiência pública foi marcada para que a comissão pudesse ouvir a opinião de empresários e líderes do setor aeroviário sobre a medida, prevista em projeto de lei de Mozarildo que recebeu substitutivo do relator, senador Leomar Quintanilha (PFL-TO). A matéria receberá decisão terminativa na CI.

De acordo com a proposta, as passagens aéreas para regiões de fora da Amazônia estariam sujeitas a uma tarifa adicional de 1% a fim de que sejam obtidos recursos para subsidiar o transporte aéreo na região amazônica. A tarifa adicional vinha sendo cobrada com base numa portaria baixada pelo Ministério da Defesa (nº 101, de fevereiro de 2000). Entretanto, as grandes companhias aéreas questionaram sua cobrança na Justiça e obtiveram liminar para garantir o não recolhimento desse adicional tarifário. Essa tarifa suplementar, no passado, lembrou Mozarildo, chegou a 3% e foi a principal responsável pelo fortalecimento de várias empresas, como a TAM e a Rio Sul.

O senador Quintanilha disse que a proposta não é a ideal, mas resolve emergencialmente o problema e estimula o debate para que sejam encontradas soluções definitivas destinadas a fortalecer o setor aeroviário. Para o senador, é necessário que o governo adote medidas concretas com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais do país.

Ao manifestar-se também favorável ao projeto de Mozarildo Cavalcanti, o senador Fernando Ribeiro (PMDB-PA) classificou a proposta como "uma fórmula desesperada de dar mais suporte às empresas aéreas que atuam na Amazônia". Ele disse esperar uma ampla discussão sobre a crise do setor aeroviário, de modo a se apontarem decisões definitivas. Para Fernando Ribeiro, o setor aeroviário no Brasil "andou para trás".




12/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo propõe adicional tarifário permanente para ajudar empresas aéreas da Amazônia

CI faz audiência pública sobre adicional tarifário para socorrer empresas aéreas da amazônia

Projeto pode garantir à gasolina de aviação mesmo tratamento dado ao querosene na cobrança da Cide

Romeu Tuma diz que Programa Calha Norte pode garantir presença brasileira na Amazônia

Mozarildo pede aprovação de projeto que cria adicional para aviação regional

Serys quer garantir adicional de periculosidade aos vigilantes