Aécio disse contar com a Assembléia gaúcha na cruzada pela ética



O presidente da Câmara dos Deputados, Aécio Neves (PSDB) disse ontem, na Assembléia Legislativa, que tem certeza do apoio dos deputados gaúchos para a série de mudanças que está promovendo no parlamento. Aécio falou sobre ética na política durante evento promovido pela Comissão de Ética da Assembléia, no plenarinho e citou algumas das ações consolidadas.

Acompanhado de deputados federais que compõe a bancada gaúcha no Congresso, Aécio disse que chega ao final do primeiro ano da sua gestão na Câmara com um saldo positivo em relação ao resgate do papel do Legislativo brasileiro. Lembrou que, no ano passado, a Câmara votou 83% de matérias de origem do Executivo e apenas 17% de projetos de parlamentares. Essa dinâmica, segundo ele, foi drasticamente alterada, pois em 2001 já houve votação de 65% de matérias de deputados.

Aécio disse que a partir de agora irá estabelecer uma agenda de prioridades para enfrentar o próximo ano e destacou a necessidade de votação da reforma política e da nova ordem tributária. Dentro da reforma política defende a fidelidade partidária e o financiamento público de campanha como fundamentais. Disse que também buscará apoio junto aos estados para promover uma revisão do papel do legislativo estadual. "Precisamos resgatar a essência do parlamento, que é de fato o intermediador de todos os processos da sociedade", acrescentou.

O deputado Aécio Neves foi saudado pelo presidente em exercício da Assembléia Legislativa, deputado Francisco Áppio (PPB). Ele lembrou que a Assembléia gaúcha está empenhada em defender as questões da ética na política, lembrando que a comissão especial que trata do tema foi criada em 1993. Também citou ações das administrações do Legislativo que confirmam essa preocupação como a criação da Ouvidoria, a lei que proíbe contratações de parentes e a que extinguiu a aposentadoria dos deputados.

12/11/2001


Artigos Relacionados


Assembléia homenageia integrantes da Cruzada Antidrogas de Novo Hamburgo

PT desafia assembléia gaúcha

Aécio Neves: 'Covas foi corajoso e absolutamente intransigente na defesa da ética.'

Assembléia avalia economia gaúcha

Assembléia gaúcha investigará petista

Assembléia garante apoio à fruticultura gaúcha