Aécio Neves diz que Dilma descumpre promessa de zerar impostos do setor de saneamento



O senador Aécio Neves (PSDB-MG) criticou nesta quinta-feira (7) a presidente da República, Dilma Rousseff, por descumprir a promessa de campanha de zerar as os impostos cobrados das empresas de saneamento, dando fim à cobrança de PIS/Cofins sobre os investimentos do setor.

- A praticamente uma semana das eleições, ela anunciou aos brasileiros que zeraria os impostos cobrados das empresas de saneamento, que acabaria com o PIS/Cofins. Isso permitiria aos estados fazer mais investimentos do que pagar impostos, como ocorre hoje. Isso não aconteceu – declarou Aécio Neves.

Para o senador, o governo federal demonstra que prefere centralizar os recursos, para exercer controle político sobre os estados.

- O governo prefere a lógica do centralismo. Assim como fez com os prefeitos em janeiro, prefere subordiná-los à dependência de seus convênios e de sua bondade a irrigá-los, a partir, por exemplo, da recuperação das receitas deles, vítimas também das desonerações que [o governo] vem fazendo. Temos uma visão absolutamente distinta no que diz respeito à Federação. Não queremos municípios e estados dependentes da boa vontade do governo – continuou o parlamentar.

Aécio Neves se disse satisfeito pelo governo anunciar investimentos em energia eólica em Minas Gerais, mas lembrou ser necessário também construir as linhas de transmissão para essa energia. Para ele, “planejamento e projetos claros de desenvolvimento” são substituídos por “marketing e pirotecnia”.

Intolerância

O parlamentar ainda criticou a presidente por declaração recente, segundo a qual durante as eleições pode-se “fazer o diabo”. Para ele, esse tipo de declaração fomenta o radicalismo com que foi recebida a blogueira cubana Yoani Sánchez, em recente visita ao Brasil. Aécio Neves mencionou também episódio recente, no Rio de Janeiro, em que o colunista do jornal O Globo, Merval Pereira, também foi cercado por militantes.

- Um importante e respeitado jornalista, com assento, inclusive, na Academia Brasileira de Letras, também foi vítima, na saída de um evento público, na inauguração do Museu de Arte do Rio de Janeiro, da intolerância de grupos que se diziam políticos – mas, na verdade, distantes disso –, que, praticamente, o agrediram e impediram a sua movimentação – criticou.

Educação em Minas

Aécio Neves registrou ainda os dados recentemente levantados pela ONG Todos Pela Educação, que monitora a qualidade do ensino. De acordo com a pesquisa, o estado de Minas Gerais obteve os melhores indicadores.

- Nosso estado alcançou os melhores indicadores, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, nas séries pesquisadas, no 5º ano e no 9º ano do ensino fundamental, e no 3º e último ano do ensino médio. Minas Gerais que repete aquilo que já havia acontecido quando do IDEB, em que também lideramos na avaliação média do ensino fundamental – comemorou o senador, que parabenizou os professores e lembrou ter governado o estado por dois mandatos (2003-2010).



07/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aécio Neves anuncia PEC para que União compense estados e municípios por isenções de impostos

Aécio Neves diz que ‘tudo parece fora de lugar’ no governo de Dilma Rousseff

Senadores elogiam discurso de Aécio Neves, mas defendem governos de Lula e de Dilma

Brasil não avançou 'quase nada' no primeiro semestre do governo Dilma, avalia Aécio Neves

Heráclito diz que governo descumpre promessa feita a prefeitos

Appio faz apelo a Aécio Neves