Agaciel diz que o Senado quer formar também jovens
Trinta e nove mil estudantes visitaram o Senado durante a exposição sobre os 500 anos do Brasil, adquirindo conhecimentos sobre a formação do país e sobre a importância do Legislativo numa democracia. O sucesso da iniciativa inspira agora o Senado a realizar com a Secretaria de Educação do governo do Distrito Federal um projeto destinado a trazer alunos de 7 a 12 anos para conhecer a instituição.
Certo de que o Senado tem um valioso papel a desempenhar na formação de cidadãos conscientes sobre o processo legislativo, o diretor-geral da Casa, Agaciel Maia, argumenta que a instituição não pode restringir apenas a seus servidores os instrumentos de que dispõe para treinamento profissional. Como exemplo desses recursos, ele mencionou o canal interno de televisão, que permite o aprendizado sem que o servidor deixe seu local de trabalho.
Nesse convênio com o governo do DF, o diretor disse que o Senado poderá fornecer ônibus para que alunos da rede pública sejam trazidos ao Congresso, a fim de passar o dia acompanhando o processo legislativo - a apresentação de projetos de lei, seu debate nas comissões, a defesa das iniciativas em Plenário, as manifestações contrárias, as votações, etc.
Para mostrar a importância da conscientização juvenil nesse assunto, ele informou que hoje o Senado conta com 400 estagiários - estudantes universitários que ganham R$ 300,00 por mês para um período de aprendizado na Casa - invariavelmente conscientes da importância do dia-a-dia no Legislativo para entender a importância da instituição.
Na opinião de Agaciel Maia, ao final do estágio, esses universitários deixam o Congresso com uma idéia bem diferente da que tinham antes a respeito do Parlamento, em virtude do fato de que passam a entender como a Casa funciona.
- Trazer jovens para cá é uma forma de conscientizá-los sobre o funcionamento da instituição, criar uma opinião mais justa sobre o Parlamento e formar os futuros representantes deste país.
01/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Nova Luz: Polo cultural vai formar também corredor verde
Arthur Virgílio quer investigar senadores que ocuparam cargos no período em que Agaciel foi diretor-geral do Senado
Agripino quer saber se, depois de instalada CPMI, mesmo fato pode ser investigado também em CPI do Senado
Cristovam Buarque quer ouvir jovens manifestantes em sessão no Senado
Agripino quer saber se, depois de instalada CPMI, mesmo fato determinado pode ser investigado também em CPI exclusiva do Senado
Alto da Serra do Botucaraí quer formar sua própria regional