Agência Nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente foi aprovada pela CCJ



O projeto de lei do Senado que cria a Agência Nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta quarta-feira (19). A matéria ainda será examinada e votada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde receberá decisão terminativa.

De autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o projeto cria a agência com o objetivo de estimular e executar, diretamente ou por meio de convênios, as políticas de proteção à criança e ao adolescente emanadas do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Segundo o relator da matéria, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), essa atividade compreende a promoção e a interação das políticas públicas executadas pelos diversos entes da Federação, além das iniciativas da sociedade civil organizada. De acordo com o projeto, a agência será um órgão diretamente vinculado à Presidência da República e caberá também à instituição propor diretrizes para as políticas do setor.

A agência também coordenará a elaboração da proposta orçamentária na parte relacionada aos recursos destinados ao desenvolvimento de políticas de atendimento às crianças e adolescentes.

Foi aprovado ainda pela CCJ projeto originário da Câmara (PLC 87/05) que cria cargos comissionados no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.



19/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada, em turno suplementar, criação da Agência Nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente

CDH aprova criação de Agência Nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente

CDH poderá aprovar projeto que cria a Agência Nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente

Começa reunião da CDH para votar a criação de agência de proteção à criança e ao adolescente

Cristovam pede aprovação de projeto que cria a Agência de Proteção da Criança e do Adolescente

Lançada campanha nacional de proteção à criança e ao adolescente