Agnelo pede a Sarney apoio na aprovação do Estatuto do Torcedor
O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, pediu nesta quinta-feira (20) o apoio do presidente do Senado, José Sarney, para que o projeto de lei da Câmara que cria o Estatuto do Torcedor possa tramitar o mais rapidamente na Casa. A matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Ele também falou da importância da aprovação da Medida Provisória nº 79, que estabelece instrumentos de fiscalização para o futebol e facilita o desenvolvimento desse esporte no Brasil.
- São duas matérias importantes. O Estatuto do Torcedor, que foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados, ao mesmo tempo em que garante um calendário fixo e estável para o futebol, também determina que os estádios funcionem com segurança e oferecendo bons serviços. Já a MP nº 79 organiza o futebol e introduz instrumentos de proteção a esse esporte, como a proteção aos clubes que formam jogadores - explicou Agnelo Queiroz.
Na audiência, o ministro também tratou com o presidente do Senado da possibilidade de o Brasil sediar a Copa do Mundo de futebol do ano de 2014. Ele informou que o país está se consolidando como país-sede, mas que ainda será necessário esperar até 2007, quando a Federação Internacional de Futebol (Fifa) apresentará uma definição formal sobre o assunto. Até lá, acrescentou Agnelo Queiroz, é importante preparar uma infra-estrutura compatível para receber o evento.
O ministro do Esporte destacou que a realização da Copa do Mundo no Brasil significará a ampliação de investimentos humanos e materiais na estrutura do país. Ele também lembrou que um evento desse tipo, além de render recursos financeiros, também contribui para a divulgação de uma imagem positiva da nação.
Agnelo Queiroz disse ainda acreditar que até 2007, independente de sediar ou não a Copa, o Brasil terá avançado na modernização do seu parque esportivo, item que mais onera a promoção de um evento desse tipo. A aprovação do Estatuto do Torcedor e da MP nº 79, na avaliação do ministro, contribuirão para ampliar as chances do país ganhar o direito de sediar a competição.
20/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Estudantes pedem a Sarney apoio para aprovação do Estatuto da Juventude
Mais rigor no Estatuto do Torcedor une Lula e Sarney em solenidade no Planalto
Secretário da Igualdade Racial pede a Sarney apoio para estatuto
Sarney comemora aprovação do Estatuto da Igualdade Racial
CAS vota o Estatuto do Torcedor
Estatuto do Torcedor é sancionado