AGNELO SUGERE GRUPO PARA DEBATER ENSINO SUPERIOR



Foi encaminhada à Comissão de Educação (CE) proposta do senador Agnelo Alves (PMDB-RN) visando à criação de um grupo de trabalho para debater a universidade pública brasileira. A senadora Emilia Fernandes (PDT-RS), que fará parte do grupo, disse que pretende ampliar as discussões, incluindo nos debates as instituições particulares de ensino superior. Emilia também quer antecipar o exame do projeto de lei sobre a autonomia universitária, atualmente em discussão na Câmara dos Deputados.
- Autonomia não significa que o governo se afaste do financiamento, da ampliação de bolsas para iniciação científica, da construção de novos programas de avaliação universitária. Além disso, o governo precisa manter o respeito à democracia interna das universidades, promover a abertura de concurso para mais professores, novas vagas para estudantes, a questão da assistência estudantil, a abertura de cursos noturnos que possibilitem o estudo para trabalhadores - explicou a senadora.
Além de Agnelo Alves e Emilia Fernandes, farão parte do grupo os senadores Gerson Camata (PMDB-ES), Geraldo Althoff (PMDB-SC) e Antero de Barros (PSDB-MT).

31/07/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


MALDANER SUGERE MEDIDAS PARA MELHORAR ENSINO SUPERIOR

Cristovam sugere salários equivalentes para professores de ensino básico e superior com mesma formação

Para Agnelo, Demóstenes era braço político do grupo de Cachoeira

Instituições privadas de ensino superior querem que MEC priorize ensino fundamental

AGNELO DEFENDE ENSINO PAGO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Principais propostas para o ensino superior