Agripino comunica entrega à Justiça Eleitoral de recibos de doações ao DEM em 2008



O líder do Democratas, José Agripino (RN), comunicou ao Plenário, nesta segunda-feira (6), a entrega ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte, por seu partido, de recibos referentes a doações recebidas durante a campanha para as eleições municipais de 2008.

A medida foi tomada devido ao fato de o partido ter sido citado na Operação Castelo de Areia, da Polícia Federal, como tendo recebido doações irregulares da empreiteira Camargo Corrêa, durante a campanha eleitoral de 2008.

Agripino foi mencionado na operação por ter recebido R$ 300 mil da construtora. Segundo ele, contudo, a doação foi legal, conforme comprovado por recibo entregue ao TRE de seu estado e apresentado pela primeira vez em discurso que proferiu no Senado no final do mês passado para se defender das acusações.

- Eu exibi o documento [recibo], entreguei à Mesa [do Senado], e agora ele está constando da prestação de contas entregue oficialmente à Justiça Eleitoral para quem quiser ver. E assim ficam afastadas quaisquer dúvidas sobre a doação que meu partido, e não eu, recebeu para gastos nas eleições municipais de 2008 - disse ele. 

Visita ao STJ

Agripino relatou visita que havia feito pela manhã ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Cesar Asfor Rocha. Acompanhado do presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), e do presidente do Partido Popular Socialista (PPS), Deputado Roberto Freire (PE), Agripino disse ter alertado o ministro para a possibilidade de uso político da Polícia Federal por setores do governo federal. 

PEC dos municípios

O senador se referiu ainda a uma Proposta de Emenda à Constituição, de sua autoria, que determina a compensação aos municípios dos benefícios tributários concedidos pela União, os quais acarretaram a redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios.

Leônidas Ferreira

Agripino apresentou também voto de pesar pelo falecimento do médico e ex-deputado estadual do Rio Grande do Norte Leônidas Ferreira.



06/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Justiça Eleitoral comunica suspensão do acordo com Serasa

Flexa Ribeiro apresenta recibos de doações da Camargo Corrêa

Campanha do Agasalho: Alobrás faz entrega de doações para Secretaria da Justiça

Simon comunica aprovação de projeto que obriga Justiça Eleitoral a divulgar nomes de candidatos condenados em primeira instância

TCU entrega à Justiça Eleitoral lista de gestores com contas irregulares

AGRIPINO COMUNICA DISSOLUÇÃO DE SUBCOMISSÃO DO JUDICIÁRIO