Simon comunica aprovação de projeto que obriga Justiça Eleitoral a divulgar nomes de candidatos condenados em primeira instância



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) comunicou ao Plenário a aprovação de projeto de sua autoria (PLS 255/06) que obriga a Justiça Eleitoral a divulgar os nomes dos candidatos que tenham sido condenados em primeira instância em processos criminais. O projeto de Simon previa a obrigatoriedade da divulgação de qualquer processo contra o candidato, mas emenda apresentada pelo senador Marconi Perillo (PSDB-GO) e acolhida pelo relator, senador Jefferson Péres (PDT-AM), determinou a exigência da condenação.
Simon disse que seu projeto se completa com outros dois: o que proíbe a candidatura de todos os que respondem a processo na Justiça Eleitoral; e o que obriga esse ramo da Justiça a proferir sentença para todos os acusados antes das convenções partidárias que escolham os candidatos. O parlamentar lembrou que a Constituição federal proíbe apenas a candidatura daqueles cuja condenação transitou em julgado, ou seja, não permite a apresentação de recurso em nenhuma instância da Justiça.
- A Justiça (Eleitoral) terá de julgar; o que não pode é continuar no limbo - disse Simon, evocando a antiga crença católica sobre a morada das almas que, embora não tenham cometido pecado mortal, não são afastadas do pecado original pelo batismo.
Em aparte, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) parabenizou Simon pela iniciativa, que vem em momento certo, quando é péssima a imagem do Congresso Nacional. Ele sugeriu a inclusão, entre os impedidos de se candidatar, dos denunciados pelos procuradores-gerais da União e dos estados. Também em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que as informações sobre condenações de candidatos devem ser acessíveis a todo o eleitorado.
Simon afirmou que Jarbas está certo ao afirmar que, caso o Congresso Nacional não tome uma decisão sobre o tema de seu projeto, a Justiça Eleitoral a tomará, como já o fez na questão da fidelidade partidária. O representante gaúcho manifestou ainda sua perplexidade pela aprovação, na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, de projeto que obriga promotores de Justiça a pagar custas e a indenizar os acusados, caso a denúncia apresentada não seja comprovada.
- Quando passaria na cabeça de alguém que a CCJ da Câmara aprovaria, por imensa maioria, um projeto dessa natureza? - indagou.
Simon ainda manifestou sua tristeza pela saída da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do cargo, e afirmou que ela será indicada e ganhará o Prêmio Nobel.

14/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proposta de Simon obriga a Justiça Eleitoral a divulgar nomes de candidatos que respondam a processos

CCJ vota projeto que obriga Justiça Eleitoral a divulgar nomes de candidatos que sejam réus

CCJ aprova proposta que exige divulgação de nomes de candidatos condenados em primeira instância

Na TV Senado, Jefferson Péres discute projeto que obriga divulgação de nomes de candidatos condenados

CCJ aprova divulgação pela Justiça Eleitoral de nomes de candidatos réus em processos

Demóstenes Torres propõe inelegibilidade para os condenados em primeira ou segunda instância