Agripino: CPIs investigam, mas pressão do governo impede punição de responsáveis
Líder do DEM no Senado, José Agripino (RN) criticou nesta quinta-feira (16), em Plenário, declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que os senadores seriam "bons pizzaiolos". Ele afirmou que o Congresso Nacional faz a sua parte ao investigar, por meio das comissões parlamentares de inquérito (CPIs). No entanto, frisou, os envolvidos em escândalos não são punidos, devido a pressões do governo.
Ele citou, como exemplo, o caso do prefeito Santo André, Celso Daniel, seqüestrado e assassinado em 2002, que nunca foi explicado.
- Por que nunca se esclareceu esse assunto, que foi capa da Veja? Certamente por uma pizza patrocinada por sua excelência, o presidente, e seu partido - disse o senador.
Outras investigações de escândalos feitas em CPIs do Congresso Nacional e que também mereceram capa da revista Veja, ressaltou Agripino, apontaram responsáveis por irregularidades, mas não foram tomadas as providências para puni-los. O líder mencionou Marcus Valerio, Delúbio Soares, Duda Mendonça e José Dirceu.
- Depois a pizza e os pizzaiolos estão aqui? Cadê a respostas a esses fatos? - questionou.
Na opinião de Agripino, o comportamento do presidente Lula não foi condizente com o de um chefe de Poder. Para ele, o presidente Lula tem respondido à imprensa de forma evasiva porque estaria inquieto diante da instalação da CPI da Petrobras.
- Era a reação de alguém que estava acometido de TPCPI - tensão pré CPI. Uma coisa absolutamente inadequada, incompatível com o procedimento de um presidente da República. Ele resolveu adotar uma postura de agredir por agredir, de atacar por atacar - disse Agripino.
O senador Papaléo Paes (PSDB-AP), em aparte, também lamentou a postura do presidente Lula em relação ao Parlamento. Para o senador tucano, a CPI da Petrobras não terminará em pizza se todos os procedimentos legais forem observados.
16/07/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores cobram punição dos responsáveis pela morte de cinegrafista
Alvaro Dias cobra punição de responsáveis por escândalo da Bancoop
Cristovam exige punição aos responsáveis por fraudes no Ministério do Trabalho
Ana Júlia cobra punição a responsáveis por massacre em Eldorado dos Carajás
Alvaro Dias volta a cobrar punição de responsáveis pelo dossiê
OSMAR DIAS QUER PUNIÇÃO PARA RESPONSÁVEIS POR ROMBO NO BANESTADO