Agripino critica falta de agilidade do governo para solucionar crise nos aeroportos



O senador José Agripino (PFL-RN) criticou em Plenário, nesta segunda-feira (13), a falta de agilidade do governo para dar uma solução definitiva à situação dos controladores de vôo, que, conforme afirmou, está causando transtornos aos passageiros nos aeroportos, com atrasos e cancelamentos de vôos.

Agripino lamentou que o problema se arraste há um mês, provocando perdas para os cidadãos e para o país. O senador lembrou que o Ministério da Aeronáutica já havia alertado para o problema com bastante antecedência, o que, para ele, indica falta de planejamento e imprevidência do governo.

O parlamentar alertou para a possibilidade de o mesmo ocorrer com o setor energético do país, por falta de um modelo e de um marco regulatório capaz de atrair investimentos privados.

Agripino lembrou o alto custo da produção no Brasil, alertando para a necessidade de melhoria e modernização de portos, aeroportos e rodovias como forma de incentivar a produção. Ele ressaltou que, como senador da oposição, tem a obrigação de "espetar o governo para ver se algo acontece", e alertou: se não houver investimento em infra-estrutura, o governo estará levando "irresponsavelmente o Brasil a uma situação insolúvel".

O senador também criticou a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Venezuela, que classificou como "campanha eleitoral de Chávez", referindo-se à campanha do presidente Hugo Chávez à reeleição, "enquanto aqui o mundo está se acabando".

Agripino recebeu apartes dos senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que responsabilizou o governo por ter deixado a situação se tornar insustentável, e José Jorge (PFL-PE), o qual afirmou que o "apagão elétrico" de 2008-2010 será pior que o de 2001, pois naquele período havia obras em andamento, e o acompanhamento das decisões do governo Lula não aponta para o equacionamento do problema.

Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) informou que o presidente Lula determinou aos órgãos competentes soluções rápidas para o problema nos aeroportos, acrescentando que sua visita à Venezuela deve-se à assinatura de acordo que beneficiará as relações bilaterais entre os dois países.

13/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges pede a ação do governo para solucionar a crise da aviação civil

Aelton Freitas cobra mais empenho do governo para solucionar crise agrícola

Antonio Carlos diz que crise nos aeroportos reflete "falta de ordem no país"

Pacto entre governo e portuários pode solucionar crise do fundo Portus

Para Agripino, falta de coerência leva à perda de comando do governo

Saturnino vê falta de vontade política para solucionar problema da Varig