Agripino defende derrubada do veto à distribuição dos 'royalties' do petróleo




O senador Agripino Maia (DEM-RN) defendeu, em discurso nesta quarta-feira (15), a derrubada do veto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à forma de distribuição dos royalties do petróleo. Ele lembrou que, pela proposta aprovada pela Câmara e pelo Senado, em acordo, a distribuição seria equitativa entre estados e municípios produtores e não produtores.

Agripino considerou apropriado o estabelecimento de um prazo - até 13 de julho - para uma negociação envolvendo parlamentares e governadores, em busca de uma solução para a partilha dos royalties. O senador assinala que, assim, haveria um entendimento entre todos os estados "de modo que não houvesse vencido e nem vencedores, mas a partilha dessa riqueza nacional pelos entes que precisam, os estados e municípios mais pobres do Brasil".

Em aparte, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) disse que a justiça federativa não ocorre com a concentração da riqueza do país em um ou dois entes federativos. Randolfe recordou que o Supremo Tribunal Federal já decidiu pela inconstitucionalidade do Fundo de Participação dos Estados (FPE) por ser desigual e disse que este tem que ser revisto. O parlamentar concordou com a votação do veto presidencial à distribuição dos royalties do petróleo no dia 13 de julho.

Vendas on line

Outro problema levantado pelo senador foi a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) decorrentes da venda on line pela internet de um estado para o outro. Há casos, explicou, em que o fisco distribui a cobrança do ICMS entre o estado onde fica o call center e o estado onde mora o comprador e casos em que a alíquota é cobrada somente no estado onde fica o call center. Com isso, explicou o parlamentar, muitas vezes a mercadoria fica retida, prejudicando o consumidor.Esses problemas, na sua avaliação, pedem solução da Câmara e do Senado.



15/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Royalties de petróleo: Alckmin recomenda a parlamentares paulistas votarem contra a derrubada do veto

Waldemir Moka defende derrubada do veto parcial à Lei dos Royalties

Vanessa Grazziotin defende derrubada de veto parcial de Dilma ao projeto dos royalties

Gabrielli defende projeto intermediário de distribuição dos royalties do petróleo

Vanessa Grazziotin defende projeto que muda critério de distribuição dos royalties do petróleo

Cavalcanti defende emenda Ibsen e 'transição negociada' no modelo de distribuição dos 'royalties' do petróleo