Agripino diz que Lula está calçando "salto 30"



O líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), disse nesta terça-feira (31) que o grande número de votos recebidos no segundo turno das eleições levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a ficar arrogante e "calçar salto 30". Agripino observou que casos parecidos no passado "deram com os burros n'água", assinalando que não desejava o mesmo para Lula, mas que tem o dever de adverti-lo.

- Em sua primeira declaração, Lula disse que quer mudar sua relação com a imprensa e a primeira conseqüência prática disso foi a Polícia Federal trancafiar e constranger por duas horas e meia dois jornalistas da revista Veja. Será que a nova postura de Lula é constranger a mídia? - questionou.

O senador também destacou a forma arrogante com que Lula declarou que vai convocar todos os partidos para uma reunião com o objetivo de começar as reformas, acrescentando que quem não comparecer terá que se explicar. Agripino disse que Lula não engana os partidos políticos e perguntou por que o presidente quer se reunir com todos em seu gabinete.

- Para que? Para tirar uma fotografia? O que quer discutir lá? Quer constranger os partidos como a PF [Polícia Federal] fez com os jornalistas? O que Lula entende de micro empresa? Quem tem que se explicar é ele sobre o 'mensalão', o dossiê, as cartilhas, a multa por crime eleitoral. As reformas da Previdência, tributária e política foram discutidas aqui no Congresso e não precisou ninguém ir ao Palácio do Planalto para tirar fotografia - frisou.

José Agripino disse ainda que as reformas política e tributária só não foram votadas na Câmara dos Deputados por inação do próprio governo Lula, que não conseguiu convencer sua base parlamentar a votá-las. Ele afirmou que a oposição não vai se intimidar e cobrará todas as promessas feitas por Lula na campanha eleitoral.

- Quem legitima uma vitória não é o resultado das urnas, mas o desempenho do mandato - concluiu.



31/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


"A soberania que Lula está defendendo é a de Evo Morales, não a do povo brasileiro", diz Agripino

FHC pede humildade a Lula e critica ‘salto alto’

Brizola: Lula tem salto mais alto que Carmem Miranda

Brasil é ouro no salto com vara e no salto em distância

Brasil está maduro para salto qualitativo em defesa nacional, afirma Jobim

Agripino critica indecisão do governo Lula