Agripino diz que oposição não quer dar pretexto para evitar instalação da CPI da Petrobras



O líder do Democratas no Senado, José Agripino (RN), afirmou em plenário que, "se houver necessidade", o PSDB e o DEM farão um entendimento para que "não haja nenhum pretexto" da base governista para impedir a instalação da CPI da Petrobras. Disse que a base do governo, "movida pela ação do Palácio do Planalto", tem afirmado que não instala a CPI da Petrobras porque o presidente e o novo relator da CPI das ONGs agora pertencem oposições.

- Vamos buscar então a solução para esse problema, para que nos próximos dias haja a instalação da CPI - disse. Para ele, a CPI será instalada "custe o que custar". Ele sustentou que a interferência do Palácio do Planalto interrompeu um entendimento "que vinha sendo montado com muita elegância, muito espírito público e muito desejo de preservar o patrimônio nacional chamado Petrobras".

Agripino afirmou que a CPI quer saber, assim "como todo o Brasil quer saber", o que há de errado na maior empresa estatal do país. Observou que a reação do governo, da Petrobras e de sindicalistas começa a passar para a sociedade "o sentimento de que parece que a Petrobras tem receio de que as pessoas lá fora percebam que ela hoje tem um dono e esse dono não seja o povo do Brasil".

No mesmo pronunciamento, o senador contestou informações de matéria da revista Istoé, onde diz que ele não teria interesse na CPI da Petrobras por causa de royalties a que teria direito a empresa Fazenda São João Ltda, no seu estado. Esclareceu que ele é um dos herdeiros da empresa e que ela recebeu royalties no passado, quando seu pai ainda estava vivo. Disse que as terras da Fazenda São João foram desapropriadas pelo INCRA e, hoje, lá não há qualquer poço petrolífero em produção.

Agripino Maia também contestou informação da revista de que estaria "constrangido" com a CPI da Petrobras por causa da empresa Comav, que tem como sócio majoritário o deputado Felipe Maia. Informou que se trata apenas de um posto de gasolina com a bandeira da Petrobras que abastece aviões no aeroporto de Natal (RN), competindo com outro, este da Shel. Lembrou que existem no país 104 empresas que operam nos aeroportos abastecendo aviões.

- Então, onde está o dolo nisso?Se houve, que se instale o processo. Agora, intimidação para cima de mim com esse tipo de conversa, não vem que não tem - afirmou.



10/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Oposição vai protocolar mandado de segurança no STF para garantir instalação da CPI da Petrobras

Oposição prepara ação no Supremo para garantir instalação de CPI exclusiva da Petrobras

Agripino diz que oposição fará obstrução para pressionar pela CPI da Petrobras

Alvaro Dias anuncia que oposição pode recorrer ao STF para garantir instalação da CPI da Petrobras

Oposição cobra instalação de CPI da Petrobras

Oposição cobra instalação da CPI da Petrobras