Agripino exige distribuição justa de verbas do anexo para votar orçamento



Ao discursar nesta quinta-feira (6), o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), afirmou que seus colegas de partido concordam em votar o Orçamento da União para 2008 com uma condição: que os R$ 534 milhões do Anexo de Metas e Prioridades sejam distribuídos de maneira justa entre os 26 estados e o Distrito Federal, seguindo as regras do artigo 57 da Resolução nº 01/06. Essa resolução do Congresso Nacional dispõe sobre o funcionamento da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) e seu artigo 57 trata da distribuição de recursos.

- Fora isso, é defender privilégios que podem esconder distorções ou desvios éticos. Estamos dispostos a votar o orçamento desde que a divisão seja equânime. A preocupação da oposição é com a lisura dos procedimentos - afirmou.

O líder do DEM disse que a proposta de distribuição dos recursos de acordo com o artigo 57 da Resolução nº 01/06 partiu do líder do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE), e foi bem recebida pelos parlamentares da oposição. Agripino classificou o impasse de "surrealista", pois, em sua avaliação, o orçamento ainda não foi votado porque "o governo não se entendeu". O senador salientou ainda que a oposição não concorda que parte dos R$ 534 milhões sejam "distribuídos aleatoriamente".

Fizeram apartes ao discurso do líder do DEM os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Alvaro Dias (PSDB-PR) e Wellington Salgado (PMDB-MG).



06/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wilson Santiago apoia distribuição mais justa do FPE

Governadores do MS e PI pedem distribuição mais justa de tributos

Proposta orçamentária para 2009 poderá conter Anexo do Orçamento Participativo

José Maranhão admite acordo no Congresso para retirar anexo de metas do orçamento

Aécio Neves lista reivindicações de municípios e defende distribuição mais justa de tributos

WALDECK QUER MUDAR DISTRIBUIÇÃO DE VERBAS DA SAÚDE PARA OS ESTADOS