Rosalba pede mais prazo para que pescadores de lagosta se adaptem a novas normas
A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) fez um apelo em Plenário, nesta segunda-feira (11), para que o governo reveja instrução normativa e amplie o prazo para os pescadores da lagosta se adaptarem às novas normas da atividade. De acordo com a senadora, os pescadores não conseguirão estar aptos para as novas regras antes do dia 16 de junho, quando a pesca da lagosta é novamente liberada. Os pescadores, agora, devem utilizar equipamento adequado para evitar a pesca predatória, mas o financiamento pelo Banco do Nordeste está previsto somente para dezembro. Com isso, o trabalho de cerca de 10 mil pescadores será inviabilizado, previu ela.
- As novas medidas foram colocadas para coibir a pesca predatória irregular. Elas têm custo, e o financiamento não chega a tempo de que os pescadores se equipem de modo correto para o exercício da profissão - alertou a parlamentar. Segundo ela, a única armadilha permitida, o covo - espécie de gaiola que funciona como ratoeira e atrai as lagostas para seu interior - é importada, tem alto custo e nem sempre está disponível no mercado.
Rosalba Ciarlini enfatizou a importância da pesca da lagosta para os trabalhadores do Nordeste, especialmente no Rio Grande do Norte, por trazer mais renda e oportunidades de trabalho. Na sua avaliação, embora seja importante adotar medidas para coibir a pesca predatória, o governo deveria agir com "bom senso e sensibilidade", com campanhas de conscientização e de capacitação, preparando os trabalhadores para a mudança.
A senadora criticou ainda a forma como foi feita a seleção das embarcações autorizadas a pescar pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca. Segundo ela, foram excluídos, no início do processo, cerca de 700 barcos por problemas de tamanho que, segundo ela, se bem analisados, poderiam ter sido superados.11/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Agripino pede prazo para adequação de pescadores de lagosta a novas regras
Emendas aumentam prazo para adesão ao financiamento e beneficiam pescadores de lagosta
Senadores pedem prazo maior para pescadores de lagosta se adequarem à nova regra
Garibaldi quer revisão do prazo de licenciamento de pescadores de lagosta
ANS vai instituir normas para que planos de saúde antigos se adaptem à nova lei
Anvisa suspende prazo de adequação às novas normas de rotulagem de medicamentos