Agripino protesta contra liberação de emendas para governistas e municípios do PT



O suposto favorecimento de parlamentares da base governista e de municípios administrados pelo Partido dos Trabalhadores na liberação de emendas ao Orçamento de 2004 foi classificado como a “última pérola” do governo Luiz Inácio Lula da Silva pelo líder do PFL no Senado, José Agripino. “Vejam o perfil que está trilhando este Governo! Quanta injustiça está sendo praticada, por mais que procuremos ser hábeis para, em nome do interesse público, atingir os objetivos do povo brasileiro”, comentou.

Com receio de sofrer retaliação do governo federal por liderar um partido de oposição, Agripino procurou vincular sua emenda para a construção de casas populares ao governo do Rio Grande do Norte, aliado à gestão petista. No entanto, sua precaução acabou não surtindo efeito, já que a liberação desses recursos foi vetada.

- Será que há brasileiro de primeira, de segunda, de terceira e de quarta categoria no Governo do PT?”, indagou, observando que os municípios com prefeitos do PT também têm sido privilegiados nesse processo. Conforme informou, enquanto a liberação de verbas federais per capita chega a R$ 900 nesses municípios, aqueles geridos pelo PFL, por exemplo, recebem menos de R$ 200 per capita.

Os protestos do líder pefelista também alcançaram o parecer da Advocacia-Geral da União que propõe a prorrogação, por mais 90 dias, do prazo para liberação de recursos federais para os municípios. Agripino classificou essa iniciativa como “ilegítima” e adiantou que seu partido irá combatê-la “para defender a legalidade”. Duas situações teriam suscitado esse artifício, na sua opiniã a incapacidade do governo em liberar recursos dentro dos prazos fixados pela lei eleitoral e a tentativa de reverter a queda de popularidade do PT nas pesquisas de opinião.



06/07/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior protesta contra critérios para liberação de emendas ao Orçamento

Mesquita Júnior protesta contra sistema de liberação de emendas somente para "bem comportados"

Agripino protesta contra negativas para o RN

Lúdio Coelho protesta contra liberação de dinheiro para estados

Arthur Virgílio protesta contra não-liberação de recursos orçamentários para UFAM

Rosalba Ciarlini protesta contra demora na liberação de recursos federais para pescadores