Agripino protesta contra negativas para o RN



O senador José Agripino (DEM-RN) protestou em Plenário, nesta quinta-feira (12), pela falta de atendimento das demandas do Rio Grande do Norte por parte do governo federal. Ele reclamou das negativas para a instalação de uma fábrica de PVC em Guamaré; de uma refinaria de petróleo; e de socorro para as plantações e salinas destruídas pelas últimas enchentes.

José Agripino disse que as salinas de Macau foram, em grande parte, destruídas pelas cheias, lembrando que o estado produz 95% do sal marinho do Brasil. Afirmou que o governo anunciou a liberação de R$ 78 milhões e, depois, de mais R$ 20 milhões para socorrer as vítimas das enchentes não só do Rio Grande do Norte, mas também do Piauí, do Maranhão, da Paraíba e de Pernambuco. No entanto, nenhum recurso chegou até agora.

- O Rio Grande do Norte tem o presidente do Senado (Garibaldi Alves Filho), tem o líder do PMDB (na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves), a governadora é da base aliada (Vilma Faria, PSB), mas o governo (federal) diz não a todos os interesses do estado - afirmou Agripino.

O parlamentar também criticou a decisão do governo de instalar a refinaria de petróleo entre o Maranhão - que não produz petróleo ou gás - e o Ceará - que produz muito pouco -, preterindo o Rio Grande do Norte, que produz mais de 100 mil barris de petróleo diariamente. Lamentou ainda a negativa para a construção da fábrica de PVC - matéria-prima para a fabricação de plástico - em Guamaré, cidade que tem vantagens logísticas importantes para a atividade.

Agripino ainda citou a paralisação do trânsito na BR 384, que liga Mossoró a Açu, em protesto contra a situação calamitosa no estado.

_ A fome é má conselheira; daqui a pouco vai haver baderna feia - advertiu.



12/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agripino protesta contra liberação de emendas para governistas e municípios do PT

José Agripino protesta contra política econômica

Agripino protesta contra 'campanha eleitoral antecipada' de Lula

José Agripino protesta contra rumos da reforma tributária

José Agripino antecipa "Dia da Forca" e protesta contra aumento de tributos

Agripino protesta contra suspensão de voos noturnos no Aeroporto de Mossoró