AGU pede condenação de juiz por improbidade administrativa



A Advocacia-Geral da União (AGU) acionou a Justiça para obter a condenação de um juiz federal da 1ª região por improbidade administrativa. Dentre os pedidos apresentados na ação ajuizada por advogados da União está a restituição aos cofres públicos no valor de R$ 2.448.687,00.

A atuação visa assegurar a responsabilização de juiz acusado de desviar recursos de uma associação de juízes federais, utilizando nomes de outros magistrados para a elaboração de pedido de empréstimos fictícios.

A Procuradoria-Regional da União da 1ª Região (PRU1), unidade da AGU que atua no caso, solicitou também a reparação por danos morais, por causa dos prejuízos causados à imagem do Poder Judiciário, quando houve a divulgação dos fatos à coletividade. De acordo com os advogados da União, a situação quebrou a confiança da sociedade na reputação ilibada que deve nortear a conduta daqueles que exercem a magistratura federal, nas esferas públicas e privadas.

A unidade da AGU pediu, ainda, a cessação de todos os vínculos do ex-juiz com o Poder Público, entre eles o próprio pagamento da aposentadoria. A ação, que tramita em segredo de Justiça, está sob a análise da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Fonte:

Advocacia-Geral da União



26/11/2013 16:53


Artigos Relacionados


Simon pede que STF reflita sobre foro privilegiado a ministros processados por improbidade administrativa

Jarbas propõe perda automática de mandato em caso de condenação por improbidade

Projeto altera Lei de Improbidade Administrativa

CCJ vota alterações na Lei de Improbidade Administrativa

Maior agilidade nos processos de improbidade administrativa

Aprovada nova conduta na Lei de Improbidade Administrativa